2ª edição

Destaque no mercado nacional de varejo por desenvolver e apoiar reconhecidos projetos nas áreas cultural, social, educacional e ambiental, o Instituto Flamboyant completa 12 anos, contabiliza 15 prêmios e, para os próximos anos, planeja atuar mais fortemente junto aos lojistas e colaboradores do shopping, além de estreitar as ações na comunidade, nas escolas e nas empresas da região. Para o Instituto, estas iniciativas terão impacto direto na qualidade de vida e na formação das futuras gerações, visto que um dos principais passos para transformar pessoas em cidadãos é oferecer cultura e educação. A meta é capacitar e desenvolver mais de mil crianças e adultos até 2020. Atualmente, o Instituto realiza os projetos sociais Vitrine do Conhecimento, Stand Flamboyant Social, Tecelagem, Art-Cidadania e Gestão Ambiental, conduzidos por uma equipe de 18 colaboradores.

Em agosto deste ano, o Instituto Flamboyant deu mais um importante passo para alcançar cada vez mais pessoas e multiplicar a discussão de temas relevantes para a sociedade. Lançou o projeto Vitrine do Conhecimento, considerado pioneiro no setor de shopping center no Brasil. A iniciativa tem como premissas trazer importantes nomes dos cenários nacional e internacional para abordarem temas relacionados ao desenvolvimento humano. Na estreia, o shopping recebeu o educador, escritor e colunista da revista Você S.A., Eugênio Mussak, que debateu sobre a empatia e as relações que se perpetuam. A ação foi formatada para atender a comunidade, clientes, além de profissionais e estudantes de escolas e universidades. O ingresso foi a doação de um livro destinado às instituições de ensino parceiras.

Para Adeline Manso, coordenadora geral do Instituto Flamboyant, as iniciativas realizadas colaboram para a formação social e cultural do ser humano. “Por meio de nossos projetos, damos a oportunidade das pessoas se conhecerem, se amarem, se encontrarem e se perdoarem. Essas realizações são as maiores inspirações para o Shopping Flamboyant”, diz. Estes valores estão presentes no grupo desde a inauguração do centro comercial, em 1981. Ao longo da trajetória, as iniciativas socioambientais sempre estiveram presentes na empresa, mas ganharam ainda mais espaço e visibilidade com a criação do Instituto Flamboyant, em 2004.

Desde então, a entidade já realizou mais de cem projetos e atingiu milhares de crianças, jovens e adultos. Uma das primeiras iniciativas e que continua presente até hoje é o Stand Flamboyant Social, localizado no 1º piso do shopping, destinado para as organizações sociais do estado de Goiás divulgarem gratuitamente as suas obras assistenciais, comercializar produtos e/ou apresentar serviços que possam beneficiar a sociedade. Toda a renda é integralmente revertida para as 34 instituições participantes. “Além do importante processo de geração de capital, este movimento incentiva a profissionalização e a maior capacitação das organizações envolvidas”, comemora Adeline.

Também em 2004, teve início o projeto de Tecelagem, em parceria com a Fundação Alphaville, com o objetivo de gerar renda para mulheres da comunidade por meio de uma técnica milenar. A atividade conta, atualmente, com 20 alunas que aprendem a manufaturar bolsas, tapetes e sofisticadas peças de moda com os restos de retalhos e sobras de banners do shopping. Além disso, enquanto confeccionam os artigos ecologicamente corretos, as tecelãs têm acesso a técnicas de arte terapia, que ajudam a melhorar a criatividade e a capacidade de expressão das profissionais em um ambiente onde podem expor as suas emoções, vivências e sonhos. Toda a renda obtida com a venda dos produtos é destinada a elas e suas famílias.

Ainda na linha de estimular potencialidades, em 2007, o Instituto Flamboyant criou o Projeto Art-Cidadania. Atualmente, a ação conta com 400 alunos matriculados em diversas atividades, como pilates, yoga, ballet, canto e coral, zumba e futebol. Os cursos são realizados na sede da entidade, ao lado do shopping, e atendem crianças e adultos, com mensalidades a preços simbólicos.

São realizadas, ainda, iniciativas pontuais, como a tradicional chegada do Papai Noel no Flamboyant Shopping. Na ocasião, são arrecadados e distribuídos cerca de 4 mil brinquedos para os Centros Municipais de Educação Infantil e instituições parceiras. A solidariedade também está presente no Dia das Crianças, com a doação de mais de 2 mil brinquedos a crianças carentes e com a entrega de roupas e alimentos a instituições filantrópicas. “A humanização é a necessidade do século. Acredito que aos poucos todos nós vamos compreender esta importância e a transformação será um processo natural”, complementa Adeline Manso.

Além de promover melhorias sociais, outra forte preocupação do Instituto Flamboyant é com o meio ambiente.

Iniciativas sustentáveis do Flamboyant Shopping:


shares