30 de maio de 2017
Unindo forças pelo Brasil
Varejo SA por Varejo SA

IMG_4271

Empresários de todo o país mobilizam-se para melhorar o ambiente de negócios. Programa já alcançou primeira etapa em busca de soluções

Setor protagonista no desenvolvimento do país, o varejo apresentou, nos últimos dez anos, um crescimento que impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de fevereiro deste ano, o setor emprega atualmente 19,1% dos trabalhadores formais, representando aproximadamente 17 milhões de brasileiros.

Essa relevância do setor pode ser vista nos eventos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já percorreu nove estados brasileiros e mobilizou mais de 800 pessoas que trabalham na elaboração de propostas políticas públicas que possam oferecer melhorias para o segmento. Até o fim deste ano, o projeto realizará 44 seminários em todas as regiões do país.  “Esses encontros são uma grande oportunidade para descobrirmos as necessidades que atingem o comércio, desde os grandes centros até as cidades do interior”, observa o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

“Nossa expectativa é que nossos problemas possam ser solucionados e, para isso, precisamos nos unir e potencializar nossa força. O programa é uma grande oportunidade para isso”, acrescenta Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), que já recebeu dois eventos do PNDV.

Pelo que pôde se observar até agora, as demandas dos empresários vão desde segurança pública até simplificação tributária. No evento “Tipo 2”, as principais necessidades são apresentadas para políticos dos estados na forma de projetos de lei, decretos, portarias e demais instrumentos normativos que sejam aplicáveis às necessidades apresentadas e discutidas.

O projeto prevê quatro tipos de evento para: elaboração de propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto dos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto do poder público local; e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *