13 de março de 2017
Uma viagem pelos mercados do Brasil
Varejo SA por Varejo SA

É nos corredores dos grandes mercados que muitos varejistas tiveram a sua primeira experiência com a venda. Marketing das ruas, tetê-à-tête com os clientes, vida que vem e vai, cheiros e sabores que remetem a tradições do modo de ser e viver do brasileiro. É isso o que traz o programa Mercados, na emissora pública TV Brasil. O programa vai ao ar todos os sábados, às 15h30.

A série traz uma aventura por 13 empórios tradicionais de alimentos, apresentando sabores de cada região, como o bamba do azeite de dendê, a farinha de uarini, a técnica de corte do cupuaçu, o X-caboquinho, o caminho dos queijos da Serra da Canastra, entre outros. Alguns mercados têm mais de um século de existência. Além da experiência de vendas e as delícias culinárias, as reportagens contam histórias dos personagens que fazem a vida e a memória de muitos brasileiros.

A série apresentada por Geovanna Tominaga traça o roteiro de identidades culturais ligados à produção gastronômica regional de cada mercado, de Belém do Pará à São Paulo, de Porto Alegre à Manaus, de Fortaleza à Florianópolis. Cada mercado traz história, arquitetura, retratos humanos, sabores e lembranças de um Brasil diverso.

“Sempre que visitamos um mercado em alguma cidade aprendemos muito sobre a cultura local, hábitos e tradições. Escrever e dirigir essa série no Brasil não foi diferente! Foi uma viagem pela identidade cultural brasileira via nossa oferta de alimentos do país. A cada entreposto de alimento, uma história sócio econômica local se abria para nós… Encontramos brasileiros, comerciantes especiais, com orgulho da oferta do tucumã, do pequi, da maniva, da ostra, do charque, da erva mate, da erva medicinal, do dendê, do queijo coalho, canastra, etc… Enfim, a cada lugar uma riqueza de produtos e uma história humana sempre acompanhando cada barraca de Mercado, em cada cantinho que a câmera se aproximava.”, conta Mariana Alvim, diretora da série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *