8 de outubro de 2019
Um mês cheio de atividades
Humberto Viana por Humberto Viana

CNDL marcou presença nos principais eventos da cidade e manteve diálogo com as principais lideranças do país

Setembro foi um mês intenso para os dirigentes do Sistema CNDL em Brasília. Entre eventos, reuniões e articulações com representantes dos três poderes, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, percorreu salões e gabinetes para ajustar as pautas de interesse do setor varejista.

Um dos encontros mais importantes foi com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente da CNDL elogiou o trabalho do chefe do Legislativo à frente do processo de aprovação da reforma da previdência e formalizou o convite para que o parlamentar comparecesse ao IV Fórum Nacional do Comércio.

Costa também foi recebido pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, quando das tratativas de temas de interesse comum entre o setor varejista e as políticas públicas do turismo. O ministro agradeceu a visita e elogiou o trabalho que vem sendo feito pela CNDL no fortalecimento do setor varejista, tão importante para o acolhimento de turistas brasileiros e estrangeiros.

No dia do lançamento da Semana do Brasil, iniciativa formulada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o presidente da entidade teve a oportunidade de elogiar pessoalmente o titular da pasta, Fábio Wajngaten, que, por sua vez, agradeceu o apoio da CNDL na realização da semana promocional.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. Muito assediado e cercado por assessores e apoiadores, Bolsonaro se dirigiu ao público e cumprimentou o presidente da CNDL. “Temos que agradecer às 4.680 empresas e entidades que aderiram a esta ação da Secom”, disse.

Entre os convidados, estavam a senadora Soraia Thornicke, parceira da CNDL nas discussões e aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica, cuja revisão do texto ficou sob sua responsabilidade, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Costa lembrou a importância da tecnologia e inovação no desenvolvimento do varejo: “Não é mais possível pensar o comércio como uma simples relação de compra e venda. O mundo que se abre exige dos empresários empenho no domínio das novas formas de relação inauguradas com o avanço tecnológico”.

CNDL participa de encontro com Frente Parlamentar das MPE

Almoço com a presença de deputados e senadores serviu para definir prioridades legislativas

A Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas realizou um almoço, em Brasília, para debater a pauta do setor no Congresso Nacional e as oportunidades de negócios nos municípios.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, participou do encontro, que contou com a presença de parlamentares, líderes e representantes de entidades do setor empresarial. “Como principal entidade representativa do varejo nacional, conhecemos de perto as necessidades dos micro e pequenos empresários no Brasil”, disse. “Atuamos para contribuir com propostas que possibilitem o crescimento do setor, a geração de emprego e renda”, afirmou.

O presidente da frente, senador Jorginho Mello, falou sobre a mobilização pelo emprego e produtividade, de iniciativa do Ministério da Economia, em parceria com governos estaduais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto promove uma série de encontros com empresários, instituições, governos estaduais e municipais e parlamentares com o objetivo de mapear entraves que impedem o aumento da produtividade.

Estiveram presentes os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Katia Abreu (PDT-TO), os deputados federais Darci de Matos (PSD-SC), Afonso Hamm (PP-RS), Newton Cardoso (MDB-MG) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), além do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do diretor técnico da instituição, Bruno Quick.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *