3 de fevereiro de 2020
Um carnaval mais gordo
Varejo SA por Varejo SA

O carnaval é uma data que, historicamente, registra uma queda no movimento de pessoas nos shoppings e lojas, o que afeta diretamente o faturamento do comércio. A Seed Digital, empresa que oferece métricas de análise de comportamento de consumo offline para o varejo, fez uma projeção positiva para o fluxo de pessoas durante o carnaval de 2020.  Segundo a consultoria, a data vai registrar um aumento de movimento nas lojas de 4% em relação ao mesmo período de 2019.

Conversamos com o CEO da empresa Seed Digital, Sidnei Raulino, sobre a data. Ele fala sobre as características desse período e dá dicas de como minimizar os impactos da diminuição de clientes nessa época do ano.

O movimento do fluxo de consumidores costuma diminuir no Carnaval. Como vai será esse fluxo em 2020?

Segundo nossa projeção, na semana do Carnaval, que será a última semana de fevereiro, o fluxo de consumidores nas lojas físicas, de rua e de shopping, deve diminuir 5% em relação à média de fluxo semanal de 2020. Ou seja: comparado com todas as semanas do ano, a semana do carnaval vai registrar uma queda de 5%. 

E isso muito?

Olha, por ser uma situação já esperada, o que devemos fazer é comparar o desempenho com as outras semanas de carnaval. Nesse sentido, o movimento de pessoas no varejo deve será positiva. Vai registrar aumento de 4% em comparação ao mesmo período de 2019. Esse resultado vai ser puxado pelos shoppings, que têm performado melhor do que as lojas de rua nos últimos meses.

Ainda assim, o faturamento será menor.

É verdade. Essa queda no número de consumidores é sempre esperada. Como consequência, é natural que o faturamento acompanhe o mesmo comportamento. Mas a análise deve ser feita de outra forma. Um bom medidor de performance para a data é o indicador de taxa de conversão. Como o volume de pessoas na loja é menor, é essencial que a taxa de conversão aumente, mostrando um melhor aproveitamento dos clientes que vão até a loja.

 Como o varejista pode fazer isso?

O varejo pode aproveitar o período para realizar ações promocionais como queima de coleção ou de modelos antigos em estoque. Outro ponto importante é entender qual tipo de experiência o cliente deseja nessa época do ano. Para o mercado de varejo de vestuário, por exemplo, vender coleções temáticas de Carnaval é uma boa estratégia para alavancar as vendas do mês. Para o resto do varejo, uma boa solução é dar atenção para os produtos com maior procura no período, como protetor solar, adereços e acessórios.

Planejamento, então, é essencial?
Sim! É preciso ficar atento, entender o público, acompanhar indicadores e traçar planos estratégicos ao longo do ano, para minimizar o baixo volume das épocas sazonais – isso pode ser fundamental na apresentação de resultado no fim do ano.

Veja algumas dicas para aumentar seu faturamento na semana do Carnaval

– Aproveite a sazonalidade

Invista em ações temáticas sobre o feriado, sempre relacionando com os produtos ou segmento atendidos pela sua loja virtual.

– Comunique-se com antecedência
Muitos clientes costumam viajar nessa época do ano. Por isso, é importante se certificar de que todos estejam sabendo das promoções antes do feriado.

– Pesquise as principais tendências do seu segmento

Com as informações, você terá mais facilidade para divulgar promoções e criar estratégias relacionadas a um tema específico.

– Divulgue ofertas exclusivas para a época

É possível oferecer descontos, criar sorteios ou divulgar conteúdos especiais sobre o Carnaval.

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