29 de julho de 2019
UM BELO DIA DOS PAIS
Varejo SA por Varejo SA

Data comemorativa movimenta mercado de beleza masculina. Ao identificar crescimento de demanda no setor, empresa investe no varejo físico e estima lucro de R$ 20 milhões neste ano

A preocupação e o investimento dos homens em produtos voltados para beleza, saúde e bem-estar já estão consolidados. Tais transformações sociais, como o amadurecimento do homem em relação aos cuidados com a aparência, aliado ao aumento do debate sobre questões como machismo, refletem na realidade de um mercado em expansão, o da beleza masculina. A comemoração do Dia dos Pais, no dia 11 de agosto, ajuda a aquecer ainda mais esse segmento em franca evolução.

Nos últimos cinco anos, o consumo de cosméticos masculinos cresceu 70% no Brasil (R$ 11,66 bilhões para R$ 19,8 bilhões). Dados da Euromonitor International apontam que o país é o segundo maior comprador de itens de cosméticos e perfumaria para homens do mundo. A previsão é que a indústria fature US$ 43,6 bilhões em todo o planeta até 2020.    

Atentas a essa fatia rentável do mercado, empresas têm investido em diversas frentes, inclusive, na expansão para o varejo físico. É o caso da Barba de Respeito, empresa sediada em Santa Catarina que produz e vende produtos voltados não apenas para a barba, mas para todo o corpo masculino.      

A meta traçada pela empresa é saltar de 150 para três mil pontos físicos e faturar R$ 20 milhões até o fim do ano. Além disso, a internacionalização da marca está em andamento, com o objetivo de chegar a seis novos países, entre eles, os Estados Unidos.

Segundo Tiago de Camargo, um dos quatro sócios da empresa, a estratégia de investimento no varejo físico se deu por dois motivos centrais: a demanda de clientes que desejam encontrar os produtos nas prateleiras de grandes redes de farmácias e lojas de departamento e a possibilidade de atingir novos clientes.

“A Barba de Respeito se consolidou com vendas pela internet. Até hoje, o e-commerce é o carro-chefe, com 80% de nossas vendas. Entretanto, sentimos a necessidade de expansão para o varejo físico, pois 97% das vendas no mercado de beleza masculina são off-line. A ideia é fechar o cerco para atrair o consumidor, fortalecer a imagem da empresa e atingir o objetivo de ser a maior marca brasileira de cosméticos masculinos” afirma.   

DIA DOS PAIS

O momento atual, no qual o cuidado do homem com a aparência é visto com mais naturalidade, reflete no mercado e pode ser percebido nas datas comemorativas, como o Dia dos Pais.

De acordo com Camargo, a previsão para agosto é de aumento significativo de vendas. O empresário explica que a empresa atua com marketing agressivo, humanizado e acessível e destaca que foi lançada uma campanha específica para divulgação dos produtos para o Dia dos Pais.   

“A ascensão dos números nos últimos anos indica que a procura no período será muito maior. Atualmente, os próprios pais costumam comprar os produtos de beleza e não apenas ganham de seus cônjuges, familiares ou amigos”, explica.  

O corretor de imóveis e músico Rômulo Araújo cultiva a barba desde 2015 e lembra que, no início, era difícil de encontrar produtos específicos para os pelos faciais em lojas físicas, fora das barbearias especializadas de Brasília, cidade onde mora com a família.    

“Não costumo comprar pela internet, apesar da grande variedade e facilidade. Prefiro ainda a compra in loco ou cuidar do visual em uma barbearia, mas já notei que hoje é mais comum encontrar alguns produtos masculinos em drogarias e lojas de departamento”, comenta.

O pai do pequeno Tomás, de um ano de idade, considera a mudança de comportamento positiva e garante que ficaria feliz em ganhar presentes dessa natureza no Dia dos Pais.

 “Os homens estão mais vaidosos e a indústria da beleza se mexeu, com aumento na quantidade de produtos e serviços. A quebra dos tabus representa uma mudança da força do machismo na sociedade. Ganhar esse tipo de presente da esposa e do filho é uma forma de carinho. Me passa a mensagem de estarem felizes por eu me cuidar e com meu bem-estar”, completa.    

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