4 de janeiro de 2019
Um ano de oportunidades para o varejo
José César da Costa por José César da Costa

Um novo ano sempre chega trazendo esperança e motivação e, para o Sistema CNDL, não é diferente. Estamos confiantes com a perspectiva de continuarmos o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da nossa gestão, em especial, com o novo governo, que já demonstrou alinhamento às demandas do varejo.

A população também está claramente otimista. A expectativa dos cidadãos e empresários brasileiros com os cenários econômico, político e social para 2019 voltou a melhorar, apontam dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Kantar TNS, uma das maiores agências de pesquisas do mundo. Em levantamentos realizados depois do período eleitoral, tanto as famílias quanto os micro e pequenos empresários demonstraram ânimo e confiança na recuperação da economia e da qualidade de vida nos próximos meses.

Em consonância com esse sentimento, começamos 2019 preparados para atuar intensamente pelo setor varejista. Neste mês, como já é tradição no Sistema CNDL, levamos um grupo de líderes empresariais de todas as regiões do país à NRF Big Show, em Nova Iorque, para conhecer as principais tendências do mercado. A maior feira do varejo mundial marca, oficialmente, o início do ano para os lojistas e nos oferece a possibilidade de conhecer o que de mais moderno é praticado em outros países.

Em relação às políticas públicas que impactam o comércio e serviços, seguimos lutando pela votação do Cadastro Positivo no Plenário da Câmara dos Deputados, um dos temas fundamentais para o crescimento do setor e para elevar o Brasil ao patamar de nações mais desenvolvidas. Permanecemos atentos no que diz respeito a inovações no sistema tributário, com a simplificação dos impostos e encargos e a redução do tamanho da máquina pública, fatores indispensáveis para o avanço do país.

Com a legislatura iniciada agora, acompanharemos de perto as novas composições das Frentes Parlamentares em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa. Ambas as entidades, suprapartidárias do Congresso Nacional, atuam em prol de toda a sociedade por maior produtividade e melhorias significativas no ambiente de negócios, bandeiras do Sistema CNDL.

A confiança em novos tempos conduzirá nossa atuação ao longo de 2019. Sabemos que há inúmeras batalhas pela frente e muito a ser conquistado, mas temos a certeza de ter os melhores caminhando ao nosso lado e um propósito claro: ajudar a desenvolver cada vez mais o setor que movimenta o Brasil e contribuir para que empreender em nosso país seja mais simples e recompensador.

Boa leitura!
Um abraço,
José César da Costa
Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *