12 de dezembro de 2017
Tributação e inteligência de negócios
Varejo SA por Varejo SA

O atual ambiente de negócios é grandemente desafiador, uma vez que as mudanças ocorrem com uma velocidade vertiginosa. A difícil missão dos empresários é unificar as seguintes áreas: tributação, governança, marketing, tecnologia e inovação, para obter a “fórmula mágica” de enxergar e aproveitar as oportunidades para aplicá-las no empreendimento. Assim, essas áreas devem caminhar de mãos dadas, desenvolvendo estratégias que, aliadas à alta tecnologia, devem servir de base ferramental para a inteligência e sucesso nos negócios.

Já a governança tributária é um conjunto de procedimentos de gestão que visam à coordenação, ao controle e à revisão dos processos tributários – atividades que estão diretamente ligadas à estruturação das empresas. Com um bom planejamento tributário e estruturação de negócios, é possível reduzir custos e minimizar os riscos fiscais, potencializando a eficiência no empreendedorismo.

A tributação pode ajudar de forma assertiva a área de inteligência de sua empresa. Se todas as informações tributárias disponíveis forem cruzadas, originarão o principal instrumento que agrega valor e poderão levar ao conhecimento de qualquer mercado de produtos ou serviços.

Atualmente, a persecução da tributação com inteligência de negócios é uma questão de sobrevivência. Os altos custos tributários existentes em nosso país, atrelados à enorme burocracia, se não são devidamente equacionados, podem provocar a mortalidade de um bom número de empresas, principalmente daquelas que não estão preparadas para enfrentar essa realidade.

Transformar dados em conhecimento é fundamental para que sua empresa torne-se mais inteligente e tenha vida longa, ao enfrentar a grande concorrência existente.

 

* João Eloi Olenike – Presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

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