1ª edição
1-varejo-numero-thumb-mapa
O pior da crise ficou para trás
1 de setembro de 2016
Varejo s.a. indica
1 de setembro de 2016

Pokémon Go se torna nova ferramenta de marketing para os varejistas.

Os blogs de tecnologia nunca foram tão acessados como nos últimos meses. Internautas dormiam e acordavam atualizando os sites a procura de notícias sobre o lançamento do jogo Pokémon Go no Brasil. A ansiedade do público só diminuiu no dia 3 de agosto, quando, enfim, o aplicativo entrou no ar. Agora, os personagens do desenho que fez sucesso na década de 1990 já podem ser encontrados e capturados nas regiões do País.

Na mesa do bar, no balcão de uma loja, no teclado do trabalho ou em um estacionamento. Em qualquer um desses lugares, já é possível perceber celulares apontados em busca de bichos como o Pikachu. Além de um simples jogo, que vem deixando muita gente distraída por aí, a nova ferramenta tem sido usada também por empreendedores como uma estratégia de marketing.

Fã assumido do jogo, o cearense Thiago Amaro, profissional da área de marketing digital, enxergou na oportunidade uma maneira de poder se divertir e ganhar dinheiro. “Alguns empreendedores me procuraram e estamos divulgando os locais onde tem PokeStop, ou seja, lugares onde os jogadores podem encontrar itens importantes para o jogo e bichinhos. Essa, sem dúvida, é uma ótima estratégia de marketing. E, além de divulgar, estamos oferecendo o serviço de transporte até o endereço marcado”, explica.

Para o transporte, Thiago fechou parceria com motoboys e motoristas, que cobram de R$ 25,00 a R$ 50,00 para fazer o serviço. “Não via a hora do jogo chegar ao Brasil e, além de poder caçar os personagens, colocar em prática a ideia de poder ajudar os outros com o deslocamento. No primeiro dia de divulgação do serviço, recebemos mais de cem demandas. Criamos um aplicativo para atender esse público e poder nos auxiliar na coleta de informações, pagamento, agendamento de corrida etc”, explica o motoboy Denis Paes.

O que dizem os blogs

Blog Techtudo

“Pokémon cumpre com as expectativas elevadas e o resultado é bastante diverti do. Não espere um jogo com história, desenvolvimento de personagens ou batalhas complexas. O importante no jogo é aproveitar a cidade e alimentar aquele espírito colecionador dentro de cada um.”

Tecnoblog

“Milhões de fãs estão revivendo o desejo de ser um treinador de Pokémon. Não é à toa que o jogo, nos EUA, é mais usado que Twitter e Tinder, além de ter mais engajamento que o Facebook.”

Blog Helio Gurovitz

“O Pokémon Go, segundo dados da consultoria SimilarWeb, é usado, em média, 43 minutos por dia, mais que outros aplicativos como WhatsApp (30 minutos), Instagram (25 minutos), Snapchat (22 minutos) e Facebook Messenger (13 minutos).”

Tecmundo

“Já não há mais dúvidas do sucesso de Pokémon Go. O jogo de realidade aumentada, pautado no universo dos monstrinhos de bolso, tem quebrado recordes pelo mundo por causa de sua popularidade e capacidade de envolver o público.”
shares