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Tecnologia a favor do comércio
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Crescimento do e-commerce abre espaço para inovação nos programas de fidelidade

O mercado de e-commerce brasileiro continua em alta, apesar dos reflexos da crise econômica. De acordo com o relatório Webshoppers, da Ebit, divulgado em outubro, a expectativa é de que o setor cresça 20% neste ano. O faturamento deve alcançar mais de R$ 55 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Isso significa mais de 190 milhões de pedidos on-line, com um ticket médio de R$ 298. Apesar dos números animadores, o ticket médio em compras na internet baixou cerca de R$ 12 por pedido em um ano. Em 2015, era de R$ 310. Para aquecer as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos, os empresários vêm inovando cada vez mais nos programas de fidelidade e nas parcerias, visto que os sites mais procurados pelos consumidores são aqueles que oferecem cupons de desconto, grupo de ofertas e programas atraentes, como o sistema de cashback, ou seja, dinheiro de volta. A Poup (www.poup.com.br) é um exemplo completo desse tipo de site. A startup, lançada em 2012, disponibiliza gratuitamente para os consumidores cupons de desconto, links com diversas promoções e, claro, o cashback. Para utilizar estas vantagens, é preciso que o usuário acesse o site da Poup e clique na oferta desejada, sendo redirecionado à loja on-line. Lá, basta concluir a compra para ser bonificado. Tudo acontece por meio de um rastreio de links. A loja identifica que o usuário chegou a ela por meio da Poup, pagando uma comissão à startup. A mesma divide este valor com o consumidor. “Tudo funciona de maneira bem transparente. O cliente pode conseguir de volta até 15% do valor da compra”, diz Guga Gorenstein, fundador da startup brasileira.

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