19ª edição

Já estabelecido como bureau de crédito, SPC Brasil amplia a sua atuação e se consolida como plataforma integradora de informações que auxilia as empresas, independentemente de suas necessidades

Por Renan Miret, Vinícius Bruno

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Quem tem um negócio ou resolve abrir uma empresa se prepara para enfrentar diversos desafios. Problemas de burocracia, ferramentas para gestão e controle dos processos, cadastros de clientes, definição de política de crédito e cobrança, ações de marketing e a necessidade constante de inovação e aprendizado são alguns problemas comuns a muitos negócios. E para esses desafios, a solução parte do mesmo princípio: uma gestão estratégica das informações.

Conhecido como uma empresa que negativa o nome das pessoas que não pagam suas contas em dia, algumas pessoas ainda não sabem que mais do que registrar o CPF de inadimplentes, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) é uma plataforma integradora de informações, que ajuda as empresas em todas as fases de seus negócios, independentemente das necessidades, e também auxilia os consumidores a protegerem suas informações cadastrais.

Ajudando a minimizar os prejuízos, maximizar lucros e a construir histórias de sucesso, as empresas associadas ao Sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) se utilizam todas essas soluções diferenciadas do banco de dados do SPC Brasil. “Estamos focados em promover a confiança nas interações de negócios. A ideia do SPC Brasil é oferecer produtos para todas as necessidades dos empresários, desde a captação, manutenção até a cobrança dos clientes”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

A plataforma de soluções que o SPC Brasil disponibiliza no mercado vai além das consultas de crédito e abarca necessidades como gestão de empresas, soluções de marketing, identidade digital e gerenciamento de informações estratégicas.

 

Análise de crédito

Muitas vezes considerada uma ferramenta restritiva, é importante reforçar que a análise de crédito tem como principal objetivo identificar a melhor operação para determinado cliente ou empresa, levando em consideração características próprias do consumidor e sua situação atual.

A utilização de uma ferramenta que auxilie na análise de crédito é quase fundamental, já que sem ela o vendedor ou profissional que está realizando a venda terá que cruzar uma série de informações do cliente e interpretá-las de uma maneira mais morosa. É preciso uma análise séria e padronizada, afim de não gerar nenhum tipo de constrangimento ao cliente ou até problemas judiciais futuros. Sem uma ferramenta adequada, o comerciante não tem condições de consultar se o cliente tem alguma dívida não paga no mercado, informação importante para a futura liberação do crédito.

Entendendo essa necessidade, o SPC Brasil disponibiliza aos empresários um dos portfólios mais completos de análise de crédito disponíveis no mercado nacional. São produtos e serviços para vários tipos de necessidades das empresas, das consultas mais simples de pessoa física que verificam se o cliente possui registros (Consulta SPC), cheques sem fundos e protestos (SPC Mix Mais), a nota do score (SPC Score) até produtos mais completos que trazem todas as informações cadastrais e de crédito da empresa (SPC Top Jurídico), além de históricos de pagamentos, relacionamento com fornecedores, dados do comportamento em crédito dos sócios e demais informações relevantes para melhorar a tomada de decisão (SPC Relatório Completo). Também há produtos específicos como o SPC Auto, que consultam informações sobre veículos, fraudes, roubos, débitos e multas; e o SPC Imobiliário, que faz uma análise completa sobre o comportamento financeiro dos locatários e compradores.

 

Informações cadastrais

Vivemos na era do big data, uma avalanche de informações é gerada a cada minuto. Conhecer os dados e o comportamento dos clientes é fundamental para traçar estratégias certeiras. Para os que estão começando e os que querem fazer um negócio crescer é preciso ter uma base forte de clientes, fornecedores e parceiros.

A prospecção de clientes requer um esforço grande da área de vendas, não apenas no momento de negociação, mas também em algumas etapas anteriores, como durante a elaboração do mailing e a busca de contato dos clientes e localização.

“Para ter a maior assertividade possível, ou seja, uma prospecção já direcionada, os empresários e lojistas devem iniciar o planejamento buscando os dados básicos do prospectado, os telefones, e-mails e também um contexto do mercado no qual ele está inserido”, explica o superintendente de Produtos do SPC Brasil, Nival Martins. O ideal é entender primeiramente a necessidade e como será a prospecção.

Para quem precisa de informações cadastrais de forma pontual, os produtos SPC Localiza e SPC Busca tem um custo baixo e são muito eficientes. Para confirmar algum dado já existente, há o SPC Confirme. Caso a necessidade seja o telefone de contato do cliente, uma boa saída é o SPC Fone que apresenta todos os telefones associados ao documento consultado.

Outra ferramenta simples e muito útil é o SPC Message, na qual as empresas podem entrar em contato com os seus clientes e prospects, enviando textos por meio de SMS. Em breve, o envio de mensagens poderá ser feito oficialmente também pelo aplicativo WhatsApp. Além de servir como estratégias de venda, o disparo de SMS também pode auxiliar ações operacionais com baixo custo, como acompanhamento de entregas de compra, confirmações, atualizações cadastrais, cobrança, entre outras possibilidades.

 

Monitoramento

Mas não basta ter uma boa carteira de clientes é preciso cultivar a relação com os consumidores. Nesse sentido, ações como identificar riscos, monitorar inadimplência, consultas realizadas por outras empresas e alterações cadastrais dos clientes são fundamentais. “Fazer o acompanhamento permanente da carteira de clientes, fornecedores e prospects faz com que os empresários avaliem o potencial ainda não explorado visando um aumento continuo e preventivo”, explica Bruno Falci, presidente do Conselho Deliberativo do SPC Brasil.

Para isso, o SPC Brasil possui uma gama de produtos que permitem acompanhar cada passo do consumidor ou empresa monitorada. Um exemplo é o ‘SPC Monitora 2.0’, que acompanha alterações cadastrais (endereço e telefone) e comportamento de crédito de clientes Pessoa Física e Jurídica. Com ele, a empresa recebe alertas diariamente sobre qualquer alteração ocorrida nos documentos em carteira. Uma avaliação eficiente possibilita segmentar clientes de uma forma assertiva, já que cada um deles possui um valor distinto para a empresa podendo estar em um momento favorável ou não para a expansão da relação comercial.

Para promover produtos certos e ofertas customizadas, empresários precisam ficar atentos a mudanças no perfil comportamental e de crédito de seus clientes. Um dos benefícios mais visíveis para quem faz um bom gerenciamento da carteira de clientes é o apoio às ações de concessão de crédito, assim o empresário consegue avaliar se ele está se expondo de forma excessiva ao oferecer crédito para quem já está no limite do comprometimento da renda. Outra vantagem que não passa despercebida é identificar quais clientes estão melhorando as suas condições de compra, informação que cria oportunidades para o empresário oferecer novos financiamentos com muito mais segurança.

 

Praticidade e inovação

Todo empresário conhece os percalços da burocracia nacional. Mas em tempos de transformação digital, outros caminhos são possíveis. Desde 2011, o SPC Brasil emite, distribui, renova, revoga e gerencia certificados digitais em todo o território nacional.

O certificado digital é, basicamente, uma tecnologia que permite a assinatura de documentos de forma virtual com a mesma validade jurídica de um documento assinado à mão e reconhecido em cartório. Ou seja, é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Para alguns casos, o certificado digital é inclusive obrigatório. Dependendo da renda, a Receita Federal só permite fazer a declaração de Imposto de Renda usando o certificado digital.

Além da agilidade nos processos, o método apresenta uma significativa redução de custos com uso, gerenciamento e armazenamento de documentos. O certificado garante mais segurança para as transações online e a troca eletrônica de documentos, sem contar eliminação do uso de papel, promovendo a sustentabilidade ambiental.

A área de certificação é uma das mais promissoras do SPC Brasil e já se encontra entre os oito principais players do mercado. Em 2017, foram emitidos, em média, mais 12 mil certificados por mês, um crescimento de 17% em 12 meses. Presente em todas as regiões do país, há mais de 300 postos de certificadores que ofertam a ferramenta do SPC Brasil.

“A certificação digital é um instrumento que garantirá no futuro um mundo sem papel, levando ao empresário rapidez, sigilo e segurança em ações comuns do dia a dia. Cada vez mais utilizado por empresas e por órgãos governamentais, trata-se de um mercado praticamente imune à crise e que movimenta anualmente algo em torno de um bilhão de reais. Como mais da metade de pessoas físicas e jurídicas ainda não possuem um certificado digital, a nossa expectativa é de que o mercado cresça ainda mais pelos próximos anos, principalmente porque cada certificado tem um prazo de validade e precisa ser renovado a cada três anos no máximo. ”, afirma Roque Pellizzaro Junior.

  

Notas fiscais eletrônicas

O SPC Brasil também possui no mercado uma plataforma tecnológica que ajuda os empresários a evitar problemas com o fisco. Trata-se do SPC NFe, uma rede social corporativa desenvolvida em parceria com a empresa Gosocket, que otimiza, de forma gratuita, os processos de controle de notas fiscais eletrônicas, como a emissão. Outra funcionalidade da plataforma é o armazenamento dos arquivos das NFe em um sistema seguro e disponível 24 horas por dia para consultas, inclusive com a possibilidade de importação do histórico de dados. Neste último caso, a funcionalidade é gratuita nos seis primeiros meses de uso.

Embora a emissão de notas fiscais eletrônicas seja uma realidade para grande parte do empresariado, muitos não sabem que é obrigatório por lei armazenar esses documentos em formato XML por pelo menos cinco anos, contando ainda o ano corrente da transação. “É imprescindível manter os arquivos organizados para que sejam facilmente encontrados, caso a Secretaria da Fazenda ou os fiscais da Receita Federal queiram fazer uma vistoria no estabelecimento”, afirma o superintendente de Novos Negócios do SPC Brasil, Magno Lima.

Além de otimizar os processos de controle das notas fiscais, no futuro, o SPC NFe também disponibilizará outros recursos como integração eletrônica de Dados (EDI), ordem de pagamento eletrônica (EPO), antecipação de recebíveis, soluções de pagamentos eletrônicos e marketplace.

 

Gestão automática do fluxo de caixa

Para auxiliar sobretudo o pequeno e micro varejista, o SPC Brasil tem em seu portfólio o SPC Conciliador, uma solução tecnológica que simplifica a comunicação entre as operadoras de cartões de crédito, débito e também de benefícios e os lojistas e prestadores de serviços de todo o país. A principal funcionalidade deste produto é permitir a conferência automática das transações efetuadas em diversos tipos de cartões e bandeiras, facilitando as conciliações bancárias com rapidez e segurança.

“O SPC conciliador é sinônimo de ganho de produtividade. Erros que podem acontecer num processamento de venda impactam diretamente no fluxo de caixa das empresas. São poucos centavos por venda, mas quando há um volume grande de transações, o prejuízo é considerável e o empresário passa a perceber a importância desse tipo de controle”, explica Roque Pellizzaro Junior.

“Além disso, é importante evitar fraudes, como vendas em duplicidades e cancelamentos indevidos. Esse tipo de controle só funciona efetivamente se for automático e não de modo manual, que é sujeito a falhas”, diz Pellizzaro Junior.

 

Números SPC Brasil

Com mais de 60 anos, o SPC Brasil é o braço de serviços do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e essa união entre CDLs, FCDLs, Associações Comerciais, entre outras entidades representativas, traz resultados expressivos.

– Mais de 180 milhões de cadastros de pessoas físicas

– Cerca de 26 milhões de cadastros de pessoas jurídicas

– Mais de 450 mil empresas associadas ao SPC Brasil

– Cerca de 1 milhão de pontos de venda espalhados pelo país

– Mais de 50 milhões de consultas de empresas de todos os portes e segmentos

– Sistema funcionando 24 horas, durante os 365 dias do ano

– Tempo de resposta de cada consulta ao sistema: 500 milisegundos.

 

Você sabia?

A palavra “crédito” tem origem no latim (creditum) e significa “confiança” ou ”segurança na verdade” de alguma coisa. No relacionamento comercial, a base da confiança do crédito é de que o empresário vende, com a expectativa de receber algum tempo depois. Sem o crédito a economia seria muito mais rudimentar, pois impossibilitaria que empresas e consumidores adquirissem bens que sua renda não permite comprar à vista.

 

SERVIÇOS

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