24ª edição

Uau-Fi conecta empresários e clientes e responde à pergunta mais comum dos estabelecimentos

 set_StartMeUp_Rodrigo Antunes

Cada vez mais presente, a tecnologia proporciona diversas facilidades aos usuários de internet, principalmente aos adeptos dos smartphones. A mobilidade oferecida por esses celulares permite às pessoas unir diversão e trabalho, mesmo estando fora dos escritórios. Nesse sentido, ter acesso a uma rede Wi-Fi gratuita, disponível em diversos estabelecimentos comerciais, ajuda bastante a vida dos clientes. A facilidade também acaba os incentivando a passar mais tempo no local e consumir mais.

Com foco nessa especificidade tecnológica, em 2015 o fundador da start-up Uau-Fi, Rodrigo Antunes, lançou um sistema que permite estabelecer conexão direta entre empresários e clientes. A ideia surgiu diante de uma dificuldade: “Tínhamos uma distribuidora de equipamentos wireless que estava crescendo no mercado nacional. No entanto, não conseguíamos manter um faturamento satisfatório, mesmo com um grande volume de vendas, muito devido às dificuldades tributárias para importação no Brasil”.

Diante desse cenário, o empresário entendeu que, naquele momento, seria mais lucrativo atingir o consumidor final – o proprietário da padaria, restaurante, salão de beleza, clínicas, entre outros –, aumentando as vendas de roteadores wireless com esse público. E foi nesse caminho que surgiu a start-up.

Considerado o único aplicativo mutável do mercado, o Uau-Fi transforma-se na rede Wi-Fi local assim que o usuário chega ao estabelecimento. Dessa forma, proporciona ao empresário atrair e fidelizar seu cliente por meio dessa rede própria. Ele utiliza a tecnologia da rede Wi-Fi como plataforma de marketing digital e contato entre empresa e consumidor.

De acordo com Antunes, a criação do Uau-Fi permitiu solucionar um problema comum no varejo. “Quando ouço o Antônio Carlos, CEO do Rei do Mate – uma das maiores franquias do Brasil –, dizer que pensou em fazer um aplicativo próprio, mas desistiu do projeto quando conheceu o Uau-Fi, me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, comenta.

Novidades

Uma das novidades do aplicativo é a nova versão 2.0, que será lançada em outubro deste ano, com diversas funcionalidades. Os clientes poderão fazer pedidos, pagar a conta, consulta, mensalidade da academia, entre outras funções. Para 2019, o fundador da start-up pretende levar o Uau-Fi para outros países.

Antunes explica que o principal desafio é fazer o empresário aprender a utilizar as ferramentas disponibilizadas pela nova tecnologia. “Às vezes, oferecemos dados e outras informações riquíssimas ao empresário, mas ele não sabe o que fazer e como utilizar isso a seu favor. A falta de infraestrutura de internet no Brasil também dificulta; temos lojas que querem ter o Uau-Fi e não possuem um link mínimo disponível de internet”.

Um ponto sensível é a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada no país para manter o produto sempre inovador, além do cadastramento de informações necessário por parte do cliente para poder usar o aplicativo do estabelecimento. Mesmo com esses desafios, a empresa já conta com um faturamento expressivo. No último ano, a receita foi de R$ 300 mil. “No início, nossa maior preocupação era agregar valor ao produto. Agora, com as novas funcionalidades do aplicativo na versão 2.0, a possibilidade de rendimento por usuário aumentará em 20 vezes”, comemora Antunes.

 

O que é o Uau-Fi?

Único aplicativo mutável que se transforma no aplicativo do local assim que o usuário chega ao estabelecimento que possui a rede. Alguns dos comércios que o possuem são: Rei do Mate, Kopenhagen, CNA, Cultura Inglesa e vários outros segmentos.

Como funciona para o empresário?

Utiliza o próprio hotspot Wi-Fi para conhecer os clientes e oferecer um leque de recursos preciosos para se manter competitivo no mundo mobile. O serviço pode desenhar um perfil do público, contendo dados como gênero, faixa etária e frequência de visitas. Além disso, a ferramenta mapeia dados com os horários de maior visita, para que o empresário possa tomar decisões relacionadas ao seu negócio com mais autonomia e precisão.

Para o cliente?

Os usuários podem baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android, e ter acesso às vantagens que os estabelecimentos oferecem, tais como: promoções exclusivas, programas de fidelidade e notificações push com novidades e informações relevantes, além de recursos especializados, como lembretes e treinos de academias.

set_StartMeUp_UauFi

shares