10 de dezembro de 2019
Programa da Fundação CDL promove a inserção de jovens no mercado de trabalho
Varejo SA por Varejo SA

Antes do programa Verde Amarelo, CDL-BH já atuava na vanguarda da formação profissional dos jovens

A iniciativa do governo federal de qualificar jovens para o mercado de trabalho por meio do programa Verde Amarelo atende a uma demanda importante da sociedade. O desemprego e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho têm sido uma constante nos últimos anos, mas, verdade seja dita, a sociedade e a iniciativa privada também têm tomado medidas para contornar o problema.

Um exemplo é o Programa Educação e Trabalho (PET) da Fundação CDL Pró-Criança, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que tem por objetivo ser o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e as empresas socialmente responsáveis. O programa promove a formação profissional e cidadã dos jovens, o que possibilita aos aprendizes atuar com qualidade e responsabilidade nos diversos segmentos empresariais.

Durante todo o período de aprendizagem, eles recebem formação técnico-profissional, que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, e são acompanhados por uma equipe especializada. “O nosso trabalho é focado na educação, o que garante aos adolescentes e jovens uma vida melhor e com mais dignidade”, explica o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, esse é o tipo de iniciativa que resume o espírito de atuação dos dirigentes lojistas. “Quando empresários se mobilizam para solucionar questões de cunho social e, ao mesmo tempo, articulam uma via de desenvolvimento econômico, encontramos uma ação de sinergia cidadã”, diz. “Não se se trata de um gesto assistencialista, mas de uma proposta real de qualificação permanente dos jovens”, explica.   

Atuação da Fundação CDL Pró-Criança

As ações da fundação promovem o desenvolvimento integral da criança e do adolescente por meio de ações permanentes que garantem o acesso a seus direitos fundamentais, como inclusão social, qualificação para o mercado de trabalho, assistência social e saúde. São 33 anos de atuação, com a missão de levar igualdade de oportunidades às pessoas e contribuir para a construção de um futuro melhor, fortalecendo e exercendo a cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *