8 de outubro de 2019
PP 4.0 percorre quatro estados levando capacitação e informação ao Sistema CNDL
Varejo SA por Varejo SA

As atividades do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0) atravessam o país e levam para os líderes do Sistema CNDL capacitação, debates e desenvolvimento. O convênio, firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou no último mês quatro encontros. Juiz de Fora (MG), Caldas Novas (GO), Bahia e Manaus (AM) receberam eventos do projeto.

Em Juiz de Fora, cerca de 300 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram no dia 30 de agosto para debater o setor varejista.

O presidente da CNDL, José César da Costa, participou do encontro, que fez parte da programação da 26ª Convenção Estadual FCDL-MG e reuniu lideranças do setor varejista para debater temas como o cenário econômico, os impactos no varejo e o protagonismo empresarial, além de destacar as tecnologias que auxiliam as empresas na nova era do consumo e a jornada de experiência do cliente.

“O contexto associativista do Sistema CNDL é formado por líderes empresariais que se dedicam a melhorar o ambiente de negócios do varejo, contribuindo com suas experiências pessoais e profissionais, que naturalmente são bastante heterogêneas, refletindo a natureza dos seus mais de 500 mil associados. Dessa forma, é importante consolidar fundamentos essenciais para o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas, estimulando os líderes a aplicar e propagar tais conceitos dentro de suas esferas de influência”, comentou o presidente da CNDL.

A atividade tratou do tema “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios” e foi ministrada por Nilmar Paul, que debateu a importância de mobilização dos empresários varejistas, de forma a estimular uma discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços, além de abordar questões relevantes como associativismo e compliance nos negócios.

“Temos que trazer a classe política para os nossos debates. A articulação das lideranças do setor junto ao poder público é fundamental para o desenvolvimento das pautas de interesse do empresário de comércio e serviços. Descobrir os atores principais envolvidos nos processos, montar estratégias e as perspectivas de ganho são ações articuladas que fazem toda a diferença nesse processo”, acrescentou Paul.

Caldas Novas – O mesmo tema foi debatido no dia 24 de agosto em evento realizado em Goiás, que fez parte da programação do 1º Encontro de Líderes Lojistas promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO). Cerca de cem pessoas se reuniram para debater o setor varejista.

O presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro da Silva, destacou a importância da iniciativa: “É com grande satisfação que iniciamos as ações do dia com o projeto PP 4.0, que traz ao debate temas fundamentais para a mobilização das lideranças do setor varejista do estado de Goiás. A integração e o fortalecimento são nossos pilares essenciais para o crescimento da atividade empresarial”.

Em Caldas Novas, o encontro foi conduzido pelo consultor Carlos Alberto Serpa. “Em termos de engajamento e de representatividade, temos muito a crescer no Brasil. Em cada uma das CDLs, quanto maior for o número de associados, de participação e de cooperação, teremos uma entidade mais engajada e atuante, com uma representatividade mais forte junto ao poder público, capaz de modificar o ambiente externo, tornando-o mais favorável ao setor”, acrescentou.

Bahia – Também no dia 24 de agosto, cerca de 300 pessoas participaram do encontro, que fez parte das atividades do 36º Congresso Estadual do Comércio Lojista do Estado da Bahia, organizado pela FCDL-BA para debater temas ligados ao empreendedorismo, com foco em gestão, inovação e criatividade.

 A atividade foi ministrada por Luciano Rossi Pinheiro, consultor de planejamento empresarial, empreendedorismo e inovação.

Manaus – A capital amazonense recebeu o encontro no dia 3 de setembro, reunindo cerca de 50 líderes de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de diferentes regiões do estado.

“É um imenso prazer trazer essa parceria para o Amazonas, porque é mais uma oportunidade para que os nossos líderes assumam uma posição mais proativa em relação à defesa dos interesses da classe empresarial lojista. Estamos transformando as CDLs amazonenses em protagonistas para o desenvolvimento das cidades”, disse o presidente da FCDL-AM, Ezra Azury Benzion.

Eduardo Fayet, professor e especialista, falou sobre ética, transparência e compliance dentro das empresas e na condução do trabalho de relações institucionais e governamentais. Murilo Mori, advogado com vasta experiência no Congresso Nacional, apresentou os detalhes do processo legislativo. Os líderes aprenderam como nascem e tramitam projetos que influenciam diariamente a vida dos empresários e da população. Em outro momento, o encontro foi conduzido pela especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, que detalhou os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial e abordou os níveis de competitividade empresarial e comportamentos de cooperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *