3 de setembro de 2019
PP 4.0 DEBATE DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM VITÓRIA
Varejo SA por Varejo SA

Vitória recebeu, no dia 15 de agosto, o segundo encontro no estado do programa Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), projeto firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Cerca de 50 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e itens fundamentais para o varejo. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES), Geraldo Magela, conduziu a abertura do evento e realizou a entrega aos parlamentares presentes da Agenda de Propostas de Políticas Públicas para o Varejo do Espírito Santo.

O documento traz a consolidação de ações identificadas pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do estado durante o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), outro projeto da CNDL, em convênio com o Sebrae, que realizou por dois anos, em todo o país, ações e atividades com o Sistema CNDL de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e fortalecimento das lideranças do setor.

“Nossa função é de extrema importância não somente nas decisões políticas das nossas cidades, mas também em todo o estado e país. Convido todos a participar do projeto PP 4.0 em seus estados e compreender esse desafio, para que possamos fazer juntos parte das mudanças necessárias para o crescimento do setor e, consequentemente, do país”, afirmou Magela.

Os especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli conduziram o evento, que teve como objetivo o fomento e o desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de políticas públicas.

“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista, que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparadas para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Lima.

A representante da equipe de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Sistema CNDL, Bianca Robles, falou sobre a importância do acompanhamento das pautas do setor junto às Casas Legislativas: “É fundamental que o trabalho de acompanhamento das pautas e de relacionamento com os parlamentares seja contínuo. O resultado da atuação é muito mais efetivo quando os projetos, por exemplo, são discutidos pelas lideranças desde o início da tramitação”.

Participaram do evento os deputados Marcelo Santos e Lorenzo Pagolini, os vereadores Rennan Bragatto, Renata Fiorio e Mazinho e a secretária de Estado, Lenise Loureiro.

Pernambuco – Os especialistas Eduardo Fayet e Murilo Mori conduziram, no dia 24 de julho, em Gravatá (PE), um evento de qualificação de lideranças para ações de RIG com foco no estímulo às articulações locais. O encontro fez parte do programa PP 4.0 e reuniu mais de 60 pessoas de 27 CDLs pernambucanas.

O presidente da FCDL-PE, Eduardo Catão, recebeu os líderes varejistas e falou sobre a relevância da iniciativa para o Sistema CNDL: “As informações debatidas e trocadas nesse encontro são fundamentais para conseguirmos trabalhar as políticas públicas de interesse do setor em nossas cidades, o que fortalece as ações da CNDL em Brasília e, consequentemente, o sistema como um todo”.

Nesse modelo de evento, os especialistas do PP 4.0 trataram aspectos relativos à ética, integridade e compliance nas relações entre entes privados e agentes públicos, além de esclarecer detalhes do processo legislativo em âmbito municipal, estadual e federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *