1 de outubro de 2017
Planejar para enfrentar a crise
Varejo SA por Varejo SA

Antropólogo renomado mundialmente, o professor Luiz Marins conversou com a revista Varejo s.a. sobre o comportamento do empresário brasileiro na crise

Por Natalia Lima

marins_07

Considerado um dos mais preparados palestrantes sobre vendas, liderança e marketing do Brasil, Luiz Marins, antropólogo e consultor de empresas nacionais e internacionais, foi um dos palestrantes da 35ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento, ministrou a palestra “Como vencer o medo de vencer em tempos adversos” para cerca de 250 pessoas e conversou com exclusividade com a revista Varejo s.a. sobre como empresas devem atuar no mercado, independentemente do momento político que enfrenta o país.

Ele explicou que a palavra “crise” vem da raiz grega krie, que significa peneirar, distinguir. Assim, a peneira faz a separação do que é bom e do que é ruim, do que serve e do que não serve. “É por isso que, ainda mais em tempos adversos, as empresas precisam ser melhores, mais competentes e servir com excelência seus clientes para passar pela ‘peneira’ da crise”, apontou.

Segundo Marins, empresas de sucesso em todo o mundo aproveitam os momentos de crise para planejar, rever conceitos e se reinventar, em vez de ficar discutindo o momento e as circunstâncias. “Muitos empresários não entendem que na crise o cliente torna-se mais seletivo e, muitas vezes, eles desmontam estruturas que poderiam salvá-las, baixam preços indiscriminadamente, danificando a marca, e tomam decisões com base no desespero e não com a razão e baseadas em planejamento estratégico”.

Ele ensinou que o planejamento é essencial para que as lideranças conheçam melhor as ideias de seus colaboradores e possam confiar mais, delegar mais e entender melhor que sozinhas jamais chegarão ao topo. “O mundo mudou e a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. No entanto, sem funcionários motivados não se constrói uma organização de sucesso”, destacou.

Por fim, o especialista afirmou que os empresários devem aproveitar os momentos mais difíceis para fazer uma parada estratégica e se planejar. “Além dos resultados práticos, um bom planejamento é um dos instrumentos mais eficazes de motivação e sucesso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *