1 de setembro de 2016
Pior do que não vender, é vender e não receber
Varejo SA por Varejo SA

Oi, eu sou o TAG. Se você é lojista, deve me conhecer, afinal, estou em todos os cantos da sua loja. Agora, eu também estarei nestas páginas para lhe dar dicas preciosas sobre os seus negócios.

Hoje, eu vou testar os seus conhecimentos sobre ‘Análise de Crédito’. Todo mundo sabe que uma boa venda é aquela em que tanto o cliente como o lojista ficam satisfeitos. O consumidor por ter comprado um produto ou serviço que atende à sua necessidade e o empresário por ter recebido o valor da venda.

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O problema é quando acontecem situações desagradáveis em que o comerciante acaba ficando não apenas sem a mercadoria, mas também sem o dinheiro.

Quem nunca?

É para evitar, ou pelo menos minimizar, essas dores de cabeça que existem as ferramentas de concessão de crédito, que ajudam os empresários a se protegerem dos clientes inadimplentes.

[sc name=”titulo-secao” size=”16px” line=”18px” cor=”#b42127″ titulo=”A palavra é qualidade e não quantidade”]

Com inflação e juros nas alturas, não há orçamento que aguente e aí vem a inadimplência. Para se proteger, é preciso priorizar cada vez mais a qualidade do crédito em detrimento da quantidade. Mais vale uma carteira reduzida de bons pagadores do que uma grande carteira de maus pagadores, concorda?

Em empresas menores e pequenas cidades, é comum que haja um relacionamento de crédito mais informal com os clientes, mas uma gestão profissional requer uma concessão de crédito com critérios técnicos. Ao fazer uma análise consciente dos riscos que uma venda a prazo pode gerar ao seu negócio, o comerciante consegue planejar melhor seu fluxo de caixa. Afinal, quando um consumidor não quita um débito, quem assume a dívida é você, empresário, tendo de cobrir o valor devido aos fornecedores. E quando essa taxa de inadimplência se torna alta, o orçamento da empresa é um dos primeiros a sentir o abalo

Bom, fica a dica. A sua empresa está preparada para lidar com atrasos de pagamentos?

A prevenção contra inadimplência é essencial para o sucesso do seu negócio. Pense nisso!

[sc name=”titulo-secao-app” cor=”#B42127″ titulo=”Como é que funciona?”]

Concessão de crédito. Traduzindo para o bom português, essas três palavrinhas designam simplesmente um procedimento estratégico utilizado pelos empresários para concluir uma compra a prazo. Para entender um pouco melhor como isso funciona, estive conversando com um craque nesse assunto: Sérgio Bahdur, da Quantum Strategics, empresa especializada em consultorias de risco de crédito. Ele explicou que, para compreender essa lógica de risco e recompensa na hora de vender, é fundamental que se tenha uma política de crédito com parâmetros bem estruturados. E um dos instrumentos mais essenciais para criar uma política de crédito sólida é a consulta ao CPF. Assim, você saberá se o cliente que tenta parcelar na sua loja está inadimplente ou não. O sistema não proíbe o crédito para pessoas com débitos em atraso. Cabe ao empresário decidir se vende ou não para esse consumidor. Outra regra que também ajuda a prevenir a inadimplência é confirmar dados como telefone fixo, residência, local de emprego etc. Isso é muito útil em casos de cobranças. Saber se esse cliente foi consultado em outras lojas também é importante. Afinal, será que ele já não tomou crédito demais?

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