21 de outubro de 2019
Pesquisa Desafios do Varejo
Varejo SA por Varejo SA

Não importa o tamanho da empresa, segmento de atuação ou localidade, fazer o seu negócio crescer ou trabalhar pela sua manutenção é sempre um desafio na realidade brasileira

A pesquisa “Desafios do Varejo”, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelou que, para 96% dos empresários brasileiros, a alta carga tributária e a complexidade do sistema de arrecadação representam uma barreira para o desenvolvimento de seus negócios. A queixa se sobressai, principalmente, na fabricação e venda de produtos ou serviços, apontadas por 53% da amostra como um empecilho.

“A alta taxa de impostos diminui a lucratividade e dificulta a sobrevivência no negócio, especialmente em seu início e durante a fase de consolidação. A burocracia torna as empresas lentas e pouco competitivas, os juros excessivos inibem a tomada de crédito e os investimentos e prejudicam diretamente a capacidade produtiva”, observa o presidente da CNDL, José César da Costa.

O estudo, divulgado durante o IV Fórum Nacional do Comércio, promovido pela CNDL, teve como objetivo identificar possíveis entraves para o crescimento das empresas. Integra o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), firmado entre o Sistema CNDL e o Sebrae, e pretende coletar insumos para a proposição de políticas públicas que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios no país e, consequentemente, apoiem o desenvolvimento do varejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *