4 de maio de 2017
Perfil: José Carlos Magalhães Pinto
Varejo SA por Varejo SA

IMG_3732

José Carlos Magalhães Pinto
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) desde janeiro de 2017

 

Qual é seu negócio?
Refrigeração comercial e industrial e equipamentos para gastronomia. São duas lojas em Brasília, uma delas atacadista. Atendo a restaurantes, hotéis, lanchonetes, bares, açougues etc.

Ser dirigente lojista, para mim, é…
Ter a oportunidade e a missão de contribuir para que o setor varejista seja mais forte, defendendo sempre os interesses dos comerciantes locais perante o poder público e aprendendo muito com meus companheiros, pois cada um tem um pouco a oferecer.

Por que me tornei uma liderança?
Sou empresário e conheço de perto o dia a dia do comércio, as dificuldades e necessidades do setor, pré-requisito fundamental para ocupar o cargo de presidente. Presidi o Centro de Educação Tecnológica do Varejo, vinculado à própria CDL-DF, e sou conselheiro fiscal suplente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Faço parte da CDL-DF há 16 anos, na qual já fui diretor e vice-presidente. Chegar à Presidência foi um caminho natural. Sinto muito orgulho.


Em sua opinião, qual é o principal desafio do varejo no Brasil hoje?
O país vive um momento delicado. Esses sinais de melhora na economia ainda vão demorar a trazer uma mudança significativa para consumidores e empresários, por causa dos níveis preocupantes de desemprego e inadimplência. Em Brasília, temos dois agravantes: o aumento no preço das passagens, que gera maior gasto com funcionários, e o racionamento de água, que impacta diretamente nos negócios locais, alterando a oferta de produtos e serviços.

O que estamos aprendendo com a crise?
Nesses tempos, quem é criativo está disposto a aprender e a modernizar seu negócio por meio de aparatos tecnológicos e novas estratégias, tendo chances reais de superar as dificuldades e se destacar no mercado. Sempre há oportunidades, por pior que seja a crise. Para mim, o caminho é a inovação.

Qual é sua visão de futuro?
Meu papel na CDL-DF é otimizar e melhorar os serviços que já fornecemos aos lojistas e consumidores, trazendo mais segurança na hora da venda e da compra. Acredito que devemos chegar ao futuro por meio de ideias inovadoras e transformadoras, utilizando a tecnologia a favor do comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *