3 de setembro de 2017
Obra de Darcy Ribeiro inspira musical
Varejo SA por Varejo SA

Partindo de ideias do antropólogo, espetáculo retrata a situação cultural do país

Rio mais Brasil, o nosso musical exalta um país possível e a Cidade Maravilhosa, cheia de encantos e contrastes. O povo brasileiro é o protagonista, com sua pluralidade, complexidade e sincretismo, livre de estereótipos.

06

Idealizada por Gustavo Nunes, com direção de Ulysses Cruz e autoria de Renata Mizrahik, a história passa-se nos bastidores da realização de um longa-metragem, livremente inspirado na obra O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O produtor Martin (Claudio Lins) recebe uma verba para criar uma superprodução, mostrando um Brasil jamais visto no cinema, usando a obra de Ribeiro como referência. Após muito procurar, ele vê suas ideias traduzidas pela cineasta Cris (Cris Vianna), que propõe mostrar a essência do povo brasileiro. A escolha do elenco deve refletir essa proposta, com pessoas de todo o país, que mostrarão um pouco de suas vivências, ajudando a entender o Brasil por meio da sua gente. À medida que as filmagens avançam, os valores são reduzidos, até que o investimento na produção é completamente cancelado. Como seguir adiante?

Assim como no filme retratado no espetáculo, a escolha do elenco traduz a diversidade brasileira: foram mais de 500 candidatos de todo o país. A miscigenação de relatos influenciou diretamente a partitura do musical. O diretor musical, Carlos Bauzys, aproveitou sua sólida experiência como regente e fundiu ritmos das regiões tratadas na história, além de criar letras especialmente para o espetáculo. Trata-se de um musical hip-hop, não MPB. Com isso, a plateia é surpreendida com verdadeiras pérolas, como o clássico Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, que ganhou a inserção de um rap, também escrito por Bauzys.

Graças ao patrocínio, Rio mais Brasil está em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 10 de setembro e, em novembro, deve chegar a São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *