11 de dezembro de 2018
O que 2018 nos comunicou e o que 2019 pretende comunicar
Adelmo Freire por Adelmo Freire

Como imaginar o que 2019 irá nos comunicar, se 2018 parece não querer chegar ao fim? Esse ano gerou muitas reflexões, sobretudo como devemos rever nossas formas de expressar conhecimentos,sentimentos e emoções. Até porque, nós brasileiros somos considerados um dos povos mais emocionais do mundo. Com isso, 2018 foi um ano que teve de tudo, parecendo drama de novela mexicana.

O ponto chave de tudo isso foram as eleições. Nunca se viu tantas pessoas corretas, éticas e com elevados padrões morais, defenderem e protegerem a índole do seu candidato com tanta veemência, provocando como forma de comunicação a utilização de fake news para combater adversários.

Um alerta que 2018 nos deixa, é que boa parte da nossa população não sabe debater. Simplesmente lê uma notícia, sem verificar a veracidade da fonte, e a partir dela desenvolve toda a sua opinião sem nenhuma reflexão, senso crítico e análise da informação, gerando um grave ruído na comunicação, provocando dificuldades no diálogo, e um distanciamento da opinião alheia.

Outro destaque revelado em 2018 foi sobre uma poderosa ferramenta de comunicação chamada Whatsapp. Observe a força da utilização desse aplicativo. Em 2014, éramos 20 milhões de usuários e nesse ano chegamos à marca de 120 milhões de usuários brasileiros.

Por todas as situações impactantes ocorridas em 2018, o que podemos então esperar de 2019? O que esse novo ano nos diria? Imagino que ele faria a seguinte colocação para nós brasileiros: “ACREDITEM EM MIM”.

Com essa afirmação, 2019 traz uma provocação,de renovar a nossa esperança em dias melhores, para que sonhos se tornem realidade, projetos de vida sejam concretizados e a relação entre as pessoas sejam mais harmoniosas. Teremos muitos desafios, mas com uma grande perspectiva de conforto.

“ACREDITEM EM MIM”, nos comunica 2019, pois ele deseja que nós possamos encará-lo com pensamento positivo, foco, trabalho incessante e muita dedicação.

E um último conselho de 2019:declarações positivas podem gerar excelentes mudanças. Para isso, certifique-sede que você realmente acredita no merecimento dessas mudanças e entenda que falar ou escrever repetidas vezes algumas frases, não basta para que as coisas aconteçam. É preciso conscientizar-se de que você, somente você, tem o pode rsobre a sua vida com total capacidade de transformá-la para melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *