11 de novembro de 2019
O PODER DAS PALAVRAS POSITIVAS
Adelmo Freire por Adelmo Freire

Talvez não consigamos dimensionar como pode ser impactante em nossos relacionamentos a utilização de palavras positivas. Considero uma ferramenta importante para melhoria das nossas relações e indispensável para a qualidade da nossa comunicação interpessoal, além do potencial de fazer mudar a forma como nos sentimos, podendo nos trazer um sentimento de felicidade.

Você já percebeu que todo dia temos a tendência de nos queixar e criticar tudo que nos incomoda? Se está calor, frio ou chovendo, as famosas filas no supermercado, aeroporto, restaurante, cinema e estacionamento de shopping ou se temos muito trabalho. Outra queixa comum é não gostar da comida e por aí vai. Concentrando toda nossa energia em aspectos que nos incomodam, focamos a nossa atenção no negativo, com isso torna-se difícil a possibilidade de mudar aquilo que não nos agrada.

Que tal, a partir de agora, utilizarmos palavras positivas? Com certeza, as possibilidades se abrirão ao nosso redor e o nosso cérebro será afetado positivamente. De fato, se ele receber mensagens positivas, responderá de maneira diferente do que se ficarmos repetindo palavras e mensagens desagradáveis.

Existe um grande poder nas palavras positivas e a capacidade de melhorar o nosso humor considero uma das transformações essenciais que elas proporcionam, podendo perdurar por um bom tempo, permanecendo em nossa mente e no coração.

O escritor inglês e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura William Gerald Golding escreveu: “Precisamos reivindicar o valor da palavra, uma ferramenta poderosa que pode mudar o nosso mundo mesmo nesta época de satélites e computadores”.

Para colocarmos em prática o uso de palavras positivas, quero apresentar aquelas que considero as mais fáceis para nosso uso cotidiano. Vamos a elas:

  1. Olá!: expressão que já na pronúncia demonstra uma satisfação de iniciar um contato ou uma aproximação mais leve e agradável.
  2. Esperança: não sabemos o que o futuro nos reserva, mas esta palavra é a única coisa que nos liga a ele.
  3. Bom/ótimo: produz uma reação de positividade, transmite aos nossos ouvidos uma sensação de felicidade.
  4. Como?: fazer uma pergunta com esta palavra demonstra o seu interesse em algo, no que quer aprender ou como pode ajudar.
  5. Impressionante/excelente: as situações na vida podem ser muito mais que boas. Estas palavras conseguem transmitir nosso entusiasmo de forma muito maior do que esperamos.
  6. Sim: utilizar mais esta palavra tem o sentido de adotar uma atitude “sim” perante tudo que nos cerca. Saiba que, num mundo de muitos “nãos”, haverá sempre espaço para um “sim”.

Uma mudança na nossa comunicação, como a utilização de palavras positivas, possibilita gerar um discurso otimista, com mais coragem em algum momento. Treinar, praticar e incorporar o uso delas em nossa rotina com certeza afetará a nossa visão e a forma de enxergar o mundo em que vivemos.

Uau! Obrigado por ter lido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *