5 de maio de 2020
O papel das CDLs na reconstrução do varejo
Varejo SA por Varejo SA

Há momentos em que nossas crenças são postas à prova. É quando olhamos para trás e nos perguntamos: “estamos fazendo a coisa certa?”. Essa tem sido a questão primordial na crise gerada pela pandemia do coronavírus. Para muitas áreas, a pergunta não tem resposta. Mas, para quem é pautado por valores sólidos, não há espaço para dúvida. Esse é o sentimento de quem é guiado pelos princípios do associativismo. Quem, afinal, questiona a ideia de que associar-se ao outro torna os desafios mais fáceis de serem vencidos?

Esse é o conceito que faz de cada Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) um núcleo fundamental para o enfrentamento da instabilidade econômica, social e política que se abate sobre o Brasil. São as CDLs que entendem e traduzem as dores dos empresários que estão nas esquinas, nas sobrelojas, nas galerias, nos centros e nos bairros mais afastados das cidades brasileiras. É delas que partem as mais variadas demandas do setor varejista, e é a partir delas que surgem as propostas coletivas que pautam as autoridades públicas. É nas CDLs que os empresários varejistas, sejam micro, pequenos, médios ou grandes, têm voz.

Esse fluxo, que também passa pelas Federações de CDLs (FCDLs) defendendo o setor produtivo em nível estadual, é o que torna a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) um ator tão importante nesse momento. A representatividade institucional exercida pela CNDL junto ao governo federal nunca foi tão necessária e eficiente, não apenas para as empresas associadas, mas também para o ambiente de negócios como um todo. Os líderes do Sistema CNDL se tornaram peças fundamentais no jogo de defesa de interesses coletivos e setoriais, e percebe-se que há grande protagonismo do setor de comércio e serviços nas principais discussões que ocorrem no país neste momento.

A CNDL entende que para seguirmos em frente é preciso lembrarmos qual o sentido de existirmos e o que nos move. É hora de colocar em prática o que aprendemos e o que pregamos. Mais do que isso, é hora de lembramos do que somos feitos e de onde vem a nossa força. É fundamental que o nosso Sistema, formado pelas CDLs, FCDLs, CDL Jovem, SPC Brasil e CNDL, siga mobilizado e motivado, articulando soluções com as lideranças políticas, dando apoio efetivo aos associados, sugerindo e acompanhando nossas ações em Brasília.

Mais do que nunca, juntos somos mais fortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *