3 de novembro de 2018
O medo de falar em público
Adelmo Freire por Adelmo Freire

Falar bem em público é uma habilidade que todos admiramos, quando é apresentada com eficiência. Qualquer que seja seu caminho na vida, suas ideias precisam ser expressas e aceitas. Seu sucesso depende do grau de clareza com que você expõe seus pensamentos.

À medida que a sociedade moderna fica cada vez mais complexa, há uma necessidade sempre crescente de comunicação verbal eficaz. Nunca foi tão vital para homens e mulheres transmitir mensagens verbais que informem, persuadam, divirtam, motivem e inspirem. Ao desenvolver essa capacidade, você se armará para o sucesso e a liderança, com a maior ferramenta de que pode dispor. Para a maioria de nós, a perspectiva de falar em público basta para deixar-nos nervosos.

Nossas mãos talvez suem, a boca fique seca e as pernas fiquem trêmulas, mas esse mal-estar desaparece prontamente. Afinal, você irá falar daqui a duas semanas, então relaxa… por algum tempo. À medida que se aproxima o momento da apresentação, é comum o nervosismo voltar. O estômago começa a trepidar. A respiração acelera. A adrenalina fica alta. A voz falha. Você conhece a causa: o medo de falar em público. Atores chamam de “suor de fiasco”. Para os psicólogos, é a “topofobia”. Cá para nós, a palavra que expressa esse sintoma é pânico. Seja a palavra que for, o medo de falar em público é um problema de todo orador – principiante ou profissional.

Em pesquisa realizada com três mil norte-americanos, para a pergunta: “qual seu pior medo?”, a resposta mais frequente foi “medo de falar em público”, acima de outras respostas como problemas financeiros, doença, avião, insetos e, acreditem, até a morte.

A melhor forma de enfrentar esse problema é seguir algumas sugestões:

  1. Não importa o tamanho da apresentação, prepare e leve um roteiro com todos os tópicos.
  2. Saiba exatamente o que vai falar.
  3. Não tenha pressa de iniciar seu discurso quando estiver diante da plateia. Respire, observe e ajuste seu material de apresentação.
  4. Antes de falar, quando estiver no local, não pense no que vai falar; observe as pessoas, o ambiente e tente se distrair.
  5. Antes da apresentação, treine com colegas de trabalho ou pessoas próximas.

Seu nervosismo ficará mais fácil de controlar. Prepare-se eficientemente e se sentirá muito mais à vontade e pronto para falar. Nesse mundo cada vez mais competitivo, seja audacioso e mostre competência. Saiba usufruir do seu espaço da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *