11 de dezembro de 2018
O grande encontro da comunicação
Amanda Wall por Amanda Wall

Mais de 80 comunicadores do Sistema CNDL, de todas as regiões do país, participaram do evento em São Paulo 

A capital paulista foi escolhida para sediar o maior Encontro de Comunicadores da história do Sistema CNDL. No sdias 6 e 7 de novembro, 85 profissionais de todo o país se reuniram em São Paulo para discutir tendências de comunicação, trocar experiências, conhecer iniciativas de sucesso realizadas em diferentes regiões, propor ações para o próximo ano do sistema e visitar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil),uma demanda antiga dos comunicadores.

Na abertura do evento, os presidentes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, e do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, deram as boas-vindas aos participantes. “Este já é o nosso maior Encontro de Comunicadores e queremos continuar crescendo cada vez mais para chegar até a ponta e levar nossas mensagens a todas as entidades, independentemente do tamanho”, disse Costa. “Um evento desse porte mostra a capilaridade e força do nosso sistema”, observou Pellizzaro.

A diretora de Operações da In Press Oficina, Liliane Pinheiro, apresentou palestra sobre a importância de uma estrutura de comunicação nas entidades e trouxe reflexões sobre o papel do comunicador nos dias atuais. “Com tantas mudanças, é fundamental exercer a escuta ativa, assim como ter sensibilidade. Por mais tecnologias que apareçam,temos sempre que lembrar a importância do olho no olho e do aperto de mão. Cada vez mais, precisamos de uma escuta ativa de verdade”, declarou. A In Press Oficina é a agência responsável pela comunicação do Sistema CNDL há oito anos.

O gerente de Marketing do SPC Brasil, Felipe Secol, falou do desafio de comunicar um dos principais ativos da organização: a confiança. “Comunicar confiança é muito difícil, mas um desafio motivador. Para tanto, precisamos gerar uma experiência de relacionamento que transmita essa confiança e é isso o que acontece lá na ponta, em cada CDL. Por isso, cada um de vocês é fundamental para o Sistema CNDL”, lembrou.

Participando pela primeira vez do Encontro de Comunicadores, Patrick Souza, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)de Itaituba, no Pará, percorreu um longo trajeto até chegar a São Paulo. Viajou de lancha por seis horas até chegar a Santarém, onde pegou um avião até Brasília e outro até São Paulo. “Foi uma viagem longa, mas o encontro está ajudando a redescobrir o público a quem servimos: os comerciantes da nossa cidade. Volto com muitas ideias na bagagem”, comemorou.

Outra estreante, Heloísa Castro,da CDL Niterói, considerou o evento muito produtivo para o alinhamento da comunicação: “O sistema é muito grande, o Brasil é um país muito grande e com muitas realidades diferentes, então esse tipo de encontro é fundamental para termos um alinhamento das mensagens, dos objetivos e metas do sistema como um todo”.

“Para nós que estamos na ponta e muitas vezes no interior, esse contato com a CNDL e o SPC Brasil nos faz ter uma linguagem alinhada, uma comunicação unificada, e acaba fortalecendo nosso trabalho. A partir do momento em que conhecemos o sistema, a força da CNDL, a capilaridade e os produtos do SPC Brasil, conseguimos levar uma comunicação mais eficiente para os empresários da nossa região”, disse Raquel Oliveira, da CDL Juazeiro do Norte, presente pela quinta vez no evento.

Intercâmbio de ideias – Dez entidades apresentaram iniciativas de sucesso desenvolvidas em suas regiões. “Essa troca de experiências entre as entidades é extremamente enriquecedora. Conhecer o que deu certo em determinado lugar e pode ser adaptado e replicado para outras realidades reforça a integração que buscamos para o Sistema CNDL”, comentou o vice-presidente da CNDL, Ivan Tauffer.

Os profissionais também participaram de uma dinâmica para discutir forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de comunicação para o Sistema CNDL, ideias que serão contemplada sno planejamento de comunicação para o próximo ano da entidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *