15 de março de 2019
Novos hábitos de consumo do brasileiro
Andrea Giardino por Andrea Giardino

Com economia desfavorável, famílias adotam medidas para controlar despesas e cortar custos

O cenário desfavorável da economia nos últimos anos levou muitas famílias a administrar melhor o orçamento, embora boa parte ainda faça malabarismos para fechar as contas no fim do mês. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), mostrou que oito em cada dez (79%) brasileiros mudaram seus hábitos no dia a dia. Entre as principais medidas adotadas, está a boa e velha pesquisa de preços (59%) — percentual que chega a 68% nas classes A e B.

Além disso, 56% passaram a limitar gastos com lazer e 55%, a controlar despesas pessoais. O aperto financeiro também fez com que muitas pessoas encontrassem alternativas para economizar. Mais da metade (54%) dos entrevistados procurou reduzir o consumo de luz, água e telefone, de olho no valor da conta. Outros 53% passaram a ficar atentos às promoções em busca de preços menores, enquanto 46% substituíram produtos por marcas similares mais baratas e 42% admitem ter incorporado em sua rotina a prática de pechinchar.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados revelam que o consumidor está mais consciente da importância de controlar as despesas mais de perto. “A crise acabou deixando uma lição para a maioria dos brasileiros, que percebeu o quanto é fundamental ter uma vida financeira mais controlada. Pesquisar preços, repensar gastos, avaliar se realmente é necessário adquirir determinado produto ou mesmo o simples fato de pedir desconto nas compras são atitudes que contribuem para evitar ficar no vermelho”, orienta.

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