3 de setembro de 2017
Novidades das antigas
Varejo SA por Varejo SA

Chico Buarque e Os Tribalistas lançam novos álbuns
Por Renata Dias

02

Os fãs de música brasileira tiveram boas notícias com as últimas novidades do mercado fonográfico. Cantores queridos, que há muitos anos não anunciavam novidades, deram o ar da graça, fazendo a alegria dos seus admiradores.

Chico Buarque, após seis anos sem gravar nada, anunciou o novo álbum Caravanas, seu 23º disco solo gravado em estúdio. Com sete músicas inéditas e duas regravações de composições escritas por ele, porém nunca registradas em sua voz, o disco tem direção musical do violonista Luiz Cláudio Ramos. A banda que gravou o CD é composta pelo pianista João Rebouças, o baixista Jorge Helder e o baterista Jurim Moreira. Tua cantiga, primeira canção divulgada ao público, é uma parceria com o compositor e arranjador Cristóvão Borges, autor da melodia.

O anúncio do novo trabalho de Chico Buarque seguiu uma estratégia de marketing digital, disponibilizando o single em plataformas on-line um mês antes do lançamento do álbum completo.

04

E foi por meio das redes sociais que Os Tribalistas anunciaram um novo trabalho. Após 15 anos, o trio, formado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, transmitiu um vídeo-show ao vivo pelo Facebook, com quatro músicas inéditas. Como se pode conferir no perfil oficial de Marisa, que o cede ao grupo no Facebook, as músicas ganharam um registro visual íntimo, feito dentro do estúdio. Na transmissão, os artistas explicaram que os músicos e a equipe técnica que estiveram no primeiro álbum são os mesmos do novo trabalho.

O álbum segue, de fato, a linha do anterior, que quebrou recordes de vendas e engatou vários sucessos nas paradas musicais. O estilo é o mesmo: melodias suaves, vocais entre o macio e o melancólico e letras açucaradas. “Tem mais semelhanças do que diferenças”, explicou Marisa.

Algumas faixas foram compostas em parceria com outros músicos, como Pedro Baby, filho de Baby do Brasil e Pepeu Gomes. Além do álbum físico, o trio anunciou um hand album, encarte digital exclusivo para celular. Criado em parceria com o Spotify e o Facebook, o recurso traz vídeos, cifras, fichas técnicas e fotos.

Assim como Chico Buarque, o lançamento de novas músicas antes do trabalho completo atiçou o coração dos fãs do trio. Em setembro, os álbuns completos já estarão disponíveis nas lojas e também nas playlists, é claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *