11 de novembro de 2016
Natal em números
Varejo SA por Varejo SA

Está chegando a data mais esperada pelo comércio: o Natal. E para se preparar, nada melhor do que se basear em números e pesquisas! A Varejo S.A. fez um balanço para te ajudar a alcançar bons resultados neste fim de ano

[sc name=”titulo-secao-app” cor=”#17346C” titulo=”Os consumidores e o quarto trimestre de 2016″ ]

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), o índice de consumidores que pretendem efetuar uma compra de bens duráveis no período de outubro a dezembro de 2016 é de 37%. O resultado representa um avanço e, quando comparado ao mesmo período de 2015, aponta um aumento de 2,6 pontos percentuais. O documento mostra, ainda, que ocorreu um leve crescimento na intenção de compra dos e-consumidores: 84,9%.

No trimestre anterior, o grupo representava 84,4%. Quando o assunto é o valor médio da expectativa de gastos com bens duráveis, a pesquisa mostra que houve uma queda de R$ 2.146, no 4o trimestre de 2015, para R$ 2.029, no mesmo período de 2016.

[sc name=”titulo-secao-app” cor=”#17346C” titulo=”Os números de intenção de compra da data comemorativa mais importante para o varejo nos últimos quatro anos:” ]

2015
  • 93% dos brasileiros pretendiam presentear no Natal;
  • Intenção de valor gasto: R$ 106,94 por presente em média;
  • Dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada neste Natal (42%);
  • Para quem vai parcelar, a média é de cinco prestações;

Ranking dos produtos com maior intenção de compras:

  • roupas (67%)
  • calçados (37%)
  • brinquedos (32%)
  • perfumes e cosméticos (28%)
  • acessórios, como cintos, bolsas e bijuterias (20%)
  • livros (19%)
  • celulares (14%)
  • videogames (9%)

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/11/3-num-chart_1.png” ]

2014
  • 67% dos brasileiros pretendiam presentear no Natal;
  • Intenção de valor gasto: R$ 111,00 por presente em média;
  • Dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada neste Natal (57%);

Ranking dos produtos com maior intenção de compras:

  • roupas (77%)
  • calçados (50%)
  • brinquedos (32%)
  • perfumes e cosméticos (45%)
  • acessórios, como cintos, bolsas e bijuterias (34%)
  • jogos, videogames, brinquedos (29%)
  • celulares (20%)
  • livros (18%)

Ranking dos principais locais de compra:

  • shopping centers (62%)
  • lojas virtuais (40%)
  • lojas de rua (27%)
2013
  • 87% dos brasileiros pretendiam presentear no Natal;
  • Intenção de valor gasto: R$ 122,40 por presente em média;
  • Dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada neste Natal (50%);
  • Para quem vai parcelar, a média é de cinco prestações;

Ranking dos produtos com maior intenção de compras:

  • roupas (73%)
  • calçados (38%)
  • perfumes e cosméticos (33%)
  • jogos, videogames, brinquedos (33%)
  • acessórios (18%)
  • celulares (12%)
  • livros (11%)

Ranking dos principais locais de compra:

  • shopping centers (44%)
  • lojas de rua (26%)
  • lojas de departamento (11%)
2012
  • 73% dos brasileiros pretendiam presentear no Natal;
  • Intenção de valor gasto: R$ 83,00 por presente em média;
  • Dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada neste Natal (68%);

Ranking dos produtos com maior intenção de compras:

  • roupas (68%)
  • jogos, videogames, brinquedos (28%)
  • calçados (26%)
  • perfumes e cosméticos (18%)
  • livros (4%)

Ranking dos principais locais de compra:

  • shopping centers (48%)
  • lojas de rua (36%)
  • lojas de departamento (14%)