10 de fevereiro de 2020
Muito mais que um vale! Veja como o ambiente digital transformou o segmento de benefícios
Varejo SA por Varejo SA

Por Raphael Machioni*

Quem busca um novo emprego sabe que uma das formas mais utilizadas pelas empresas para atrair novos talentos é a oferta de diversos benefícios, como vale-alimentação, refeição, transporte, auxílio, moradia, entre outros. A tática é simples, mas altamente eficiente, por impactar diretamente a produtividade e satisfação do trabalhador em seu dia a dia. Entretanto, a evolução tecnológica também impactou esse segmento, transformando-o radicalmente. Agora, não basta oferecer as melhores vantagens, é necessário compreender aquilo que o colaborador busca e deseja.

Os dados reforçam esse novo momento do segmento de benefícios corporativos. Enquanto estimativas do mercado indicam que mais de 95 mil empresas brasileiras oferecem vantagens aos seus empregados, uma pesquisa realizada pelo Insper apontou que nove em cada dez trabalhadores consideram os recursos não financeiros elementos motivadores para continuar em uma companhia ou analisar novas propostas, isto é, mais do que o dinheiro, eles buscam uma melhor experiência a partir dos incentivos.

É uma nova realidade impulsionada pelo avanço do ambiente digital nas relações sociais e no trabalho. Hoje, a pessoa acostumou-se a ter mais flexibilidade e autonomia em diferentes processos graças aos inúmeros aplicativos e plataformas desenvolvidos justamente para facilitar a vida dos usuários. Com poucos toques na tela do smartphone, ele pode gerenciar seus rendimentos, pedir transporte, alimentação e até adquirir novos produtos e serviços. Assim, o trabalhador não busca apenas quem oferece vantagens além do salário, mas principalmente como pode utilizar o recurso. Em suma, deseja ter autonomia, flexibilidade e praticidade, de acordo com seus próprios objetivos.

A digitalização constante também proporcionou a estrutura necessária para que as organizações oferecessem essa possibilidade a seu quadro de funcionários. A entrada das start-ups no mercado financeiro como um todo, bem como a consequente descentralização com o surgimento das fintechs e suas soluções, permitiu a criação de um novo modelo de negócio no segmento. Em vez de dar diferentes cartões de vantagens, como vale-alimentação, refeição e transporte, é possível concentrar tudo em uma única conta digital, aceita em uma ampla rede varejista.

Evidentemente, a tecnologia resolve apenas parte do problema. A adoção de soluções digitais para oferecer benefícios flexíveis deve acompanhar um planejamento estratégico consolidado, que atenda às reais necessidades dos colaboradores. Não basta contratar um bom fornecedor tecnológico no segmento e esperar que milagrosamente a produtividade e o nível de satisfação subam de uma hora para outra. Com regras bem definidas, o processo fica mais transparente e todos saem ganhando.

Como a transformação digital pode ser considerada irreversível no ambiente corporativo, os negócios precisam adotar soluções e ferramentas que otimizem tarefas e proporcionem mais agilidade e eficiência no dia a dia. No caso dos benefícios dos colaboradores, não é diferente. Se a organização pode oferecer vantagens de forma prática e flexível, respeitando o perfil de cada funcionário, por que continuar com uma estrutura que limita o direito de escolha do trabalhador?

* Raphael Machioni é sócio fundador da Vee.

Sobre a Vee

Fundada em 2016, a Vee é uma fintech brasileira que oferece a carteira digital do trabalhador, concentrando em apenas um fornecedor toda a gestão de benefícios, incentivos e premiações dos colaboradores das empresas-cliente. No aplicativo, tem-se total liberdade para escolher e utilizar o pacote de benefícios que melhor atende à necessidade, desde planos de saúde, odontológicos e de vida até os benefícios de vale-refeição, alimentação, combustível, mobilidade e outros. Dessa forma, a empresa não precisa despender um enorme tempo fazendo toda a gestão do benefício flexível, pois cada um é responsável pelo seu benefício.

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