12ª edição
1-coluna-marcela
Selic de um dígito
3 de setembro de 2017
Business man holding light bulb
Carta ao Leitor
3 de setembro de 2017

Gestão de vendas na palma da mão

Aplicativo auxilia empresário a controlar todas as transações com cartão em seu estabelecimento

 

O volume movimentado nas compras com cartões de débito e crédito somou R$ 285 bilhões no primeiro trimestre de 2017, um crescimento de 6% em relação aos três primeiros meses de 2016, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito. Esses números comprovam a importância de os estabelecimentos comerciais adaptarem-se a essa realidade.

Embora esse tipo de meio de pagamento ofereça mais facilidade para seus usuários, administrar os recebíveis de vendas por cartão é uma das tarefas mais complicadas para qualquer negócio, sobretudo, para as micro e pequenas empresas, que não dispõem de muitos recursos humanos para conseguir alocar alguém exclusivamente para essa função.

Para complicar ainda mais, normalmente as empresas trabalham com mais de uma rede adquirente e bandeira de cartão, tendo que se adequar às regras específicas de cada uma delas em relação a taxas e prazos de pagamento das vendas parceladas. Essa diversidade de informações também torna ainda mais fácil acontecerem erros quando a conferência é feita por pessoas, por exemplo.

 

Gestão automática e eficiente

 Para auxiliar o empresário a ganhar tempo e evitar erros e até mesmo possíveis fraudes, que possam causar prejuízo financeiro, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) lançou recentemente o aplicativo do produto SPC Conciliador, em parceria com a empresa Concilia.

Essa nova ferramenta facilita ainda mais a conferência do recebimento das vendas feitas por cartões de crédito e débito e de benefícios, uma vez que possibilita obter todas as informações disponíveis no sistema pelo próprio celular.

É possível desfrutar de tudo que o produto oferece na tela do smartphone e, assim, saber, de forma rápida, prática e segura, os dados de todas as transações, como vendas, divergências, pagamentos, cancelamentos, antecipações e taxas cobradas pelas operadoras de cartão etc.

De acordo com o superintendente de Novos Negócios, Magno Lima, o objetivo dessa novidade é buscar reduzir cada vez mais a dificuldade que os micro e pequenos varejistas têm na hora de checar cada informação em um lugar diferente, pois as operadoras trabalham com sistemas próprios de conciliação bancária. “Agora, podemos oferecer os dados de forma centralizada e unificada com toda a comodidade que os aplicativos para smartphones garantem, além de facilitar a parte financeira da empresa, porque é possível verificar os recebíveis, o tíquete médio dos pagamentos e, até mesmo, como está o fluxo de caixa naquele mês”, completa.

Para ter acesso ao SPC Conciliador e ao seu aplicativo, que está disponível para iOS e Android, é preciso se associar ao Sistema CNDL por meio de alguma entidade, como Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou demais representações locais. Para associar-se, basta acessar o site do SPC Brasil: www.spcbrasil.org.br/associados/seja-um-associado.

shares