3 de novembro de 2018
Mercado Livre oferece experiência omnichannel aos consumidores
Rafaela Paulino por Rafaela Paulino

As mudanças na forma de consumir impõem aos lojistas uma busca por novas estratégias que os mantenham competitivos no mercado, além de garantir ao consumidor uma experiência de compra que exceda as expectativas e seja positivamente surpreendente. Uma jornada de compra omnichannel oferta ao cliente possibilidades que reforçam a comodidade na hora da compra.

É nesse cenário de integração das lojas físicas com o meio on-line que surgem novas soluções logísticas para a entrega de mercadorias e que permitem ao consumidor uma autonomia maior na hora de decidir como fazer a retirada de um produto. Em busca de uma iniciativa que proporcione essa experiência, o Mercado Livre, maior marketplace da América Latina e líder em comércio eletrônico no Brasil, apresenta o serviço Pick-up in Store.

Lançado no início do segundo semestre deste ano, a nova funcionalidade permite aos clientes retirar as compras realizadas no site diretamente nas lojas físicas das marcas participantes. O Mercado Livre é a primeira plataforma de marketplace do país a lançar esse tipo de serviço.

“Essa é uma tendência no mercado varejista e uma oportunidade para que os clientes da plataforma tenham mais uma solução logística à disposição”, explica a gerente de Marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff. “Com esse projeto, visamos a trazer comodidade aos clientes, que podem escolher o melhor dia e momento para retirar os produtos adquiridos no site. Além disso, o serviço expande a possibilidade de conversão de vendas para o lojista, com o aumento do fluxo nas lojas físicas”.


Julia Ruef

Por meio da integração entre a plataforma e as lojas participantes, os pedidos são direcionados para os vendedores assim que o cliente opta pelo Pick-up in Store. Ao realizar a compra, é oferecida a opção de retirar o produto em uma loja que seja mais conveniente, a partir do CEP indicado. Depois disso, o Mercado Livre indica em quanto tempo a mercadoria estará pronta para retirada.

Neste primeiro momento, o serviço está disponível apenas para a cidade de São Paulo, com retirada nas lojas Saraiva, Mel, Miami Store, Livraria Cultura, entre outras. “Temos observado um retorno positivo de todos os parceiros que adotaram a funcionalidade, além de uma alta procura de outras marcas para fazer parte do modelo. Para os consumidores, esperamos que eles possam ter uma experiência de compra ainda melhor”, destaca Julia.

Mercado Envios Flex

Além do Pick-up in Store, o Mercado Livre contará em breve com outra opção logística: o aplicativo Mercado Envios Flex, que permite que o vendedor escolha como seus produtos serão entregues e que os clientes recebam seus produtos no mesmo dia ou, no máximo, em até 24 horas.

“O aplicativo é uma opção em que o vendedor tem a flexibilidade de recrutar entregadores de diversas modalidades – a pé, pedalando, pilotando uma moto ou dirigindo um veículo –, para acelerar o processo de envio”, explica a gerente de Marketplace.

A cidade de São Paulo também será a primeira a ter acesso à novidade, que vai ser de uso exclusivo do entregador. No desfecho do pedido, o consumidor escolhe a opção de envio expresso e o vendedor, ao receber o pedido, aplica uma etiqueta específica com código QR para envio com o Mercado Envios Flex. A definição da maneira como será feito o envio do produto é feita em conjunto pelo vendedor e entregador e, a partir da leitura do código no aplicativo, é registrado o início da operação.

“A tecnologia desenvolvida permite que o comprador acompanhe informações do trajeto, como horário de saída e chegada do produto”, afirma Julia. “A princípio, concentraremos a atuação em São Paulo, mas há previsão de que o serviço seja expandido para outros estados no futuro”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *