27 de novembro de 2019
Mensagem de Natal
Varejo SA por Varejo SA

O e-mail marketing continua sendo uma ótima opção para a ampliação das vendas

O Natal é uma potência para o comércio, uma data que estimula o consumo como nenhuma outra e que tem o poder de movimentar não somente o varejo, mas também a indústria, os serviços, o turismo e a hotelaria. Não por acaso, lojistas e empresários se preparam com muita antecedência para atender e atrair seus clientes. No que diz respeito às ações de marketing digital, por exemplo, a hora é agora!

Nessa seara, as opções são muitas. WhatsApp, Instagram, Facebook, LinkedIn, todos, juntos ou separados, são importantes no trabalho de convencimento do consumidor. Mas existe um veterano de muitos Natais que continua com características vantajosas para o comerciante. Trata-se do bom e velho e-mail marketing, um dos recursos mais rentáveis entre as ferramentas de ampliação de vendas.

Para começar, o e-mail marketing tem um dos melhores custos-benefícios em relação aos outros meios. Os indicadores de ROI, sigla em inglês para retorno do investimento, mostram que as mensagens por e-mail são superiores a qualquer outro meio; isso porque ele tem uma abordagem que se assemelha ao famoso e eficiente “vender de porta em porta”. É, essencialmente, uma forma ativa de marketing e funciona como excelente opção para falar com a base compradora.

Outro ponto importante é que o e-mail está à mão de todo mundo que está inserido no meio digital. De acordo com o Relatório 2018-2022 do Radicati Group, até o fim de 2022, serão 4,3 bilhões de pessoas com contas de e-mail válidas. Isso se dá porque o acesso à ferramenta é um recurso embarcado na forma de aplicativo em praticamente todos os smartphones e tablets do mundo.

Além de ser mais barato e presente, o recurso continua sendo uma das melhores maneiras de se comunicar com a audiência na internet e uma forma criativa de apresentar sua empresa ou produto a clientes e lojistas. “A ideia do e-mail marketing é levar mais conteúdo e promoções exclusivas para os clientes”, explica Dayane Vianna, gerente de Relacionamento e Estratégia da All iN. “Trata-se de uma comunicação que tem grande poder de fidelização entre marca e cliente”, afirma.

Segundo Dayane, o e-mail marketing é muito importante para as empresas pela sua eficiência. Em sua experiência, ela registra casos em que o e-mail marketing gera até 30% do faturamento de um e-commerce de moda e 15% em e-commerce de outras categorias. “Isso acontece porque o cliente permite que a empresa entre em contato e, a partir daí, é possível ter todo o histórico comportamental dele para segmentar a base e impactar esses clientes da maneira correta”, destaca.

Com uma boa base de dados, é possível customizar mensagens e enviá-las apenas para uma parte da base de assinantes. Esse nível de personalização é apreciado pelos clientes, que se aborrecem quando recebem mensagens que não têm nada a ver com seus interesses.

Um exemplo é o jornalista José Ramos, que abre mensagens de e-mail marketing com frequência e diz que não resiste a anúncios de produtos para marcenaria. “Na semana passada, recebi propaganda de um pequeno serrote japonês. Já estou aguardando a entrega”, diz.

Christmas Gift isolated on white background

Ele é um dos que se dizem mais influenciados pelo e-mail marketing que outros canais. “Esse material costuma me trazer novidades mais detalhadas de produtos de empresas com as quais já tratei”, revela.

Ramos se refere ao formato da mensagem. Por ter uma área de maior visualização, é possível apresentar mais detalhes do produto. O impacto pode ser realçado quando os usuários estão navegando em computadores e notebooks, que possuem telas maiores.

O e-mail marketing é um canal de comunicação real entre a marca e o cliente. Por meio dessa estratégia, é possível:

– Engajar, nutrir e educar clientes.

– Promover conteúdo.

– Vender produtos.

– Desenvolver relacionamentos.

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