5 de outubro de 2016
Melhores práticas na hora de criar um e-mail marketing
Varejo SA por Varejo SA

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/10/2-inova-varejo.jpg” legenda=”Eduardo De Zorzi, sócio da Nitro Marketing Digital” ]

O e-mail marketing é uma das mais eficazes ferramentas de vendas. Apesar de ainda ser confundido por muitos com o spam, sua finalidade é diferente, pois tem o consentimento do cliente e oferece ao destinatário a opção de cancelar o recebimento do material. Dessa forma, é visto com mais formalidade e se torna muito mais eficiente no sentido de fidelizar o público que deseja alcançar. Esse grupo, na maioria dos casos, já comprou e teve uma experiência positiva com a empresa remetente.

Avaliando esse cenário, Eduardo De Zorzi, sócio da Nitro Marketing Digital, percebeu que, além de oferecer o trabalho de desenvolvimento de sites, precisava de uma ferramenta que pudesse atender a necessidade de seus clientes de se comunicar por meio do e-mail. Assim, em 2007, nasceu a Nitronews, de fácil manuseio e envio simplificado de e-mail marketing.

“O e-mail marketing, além de ser uma das mídias digitais com melhor custo benefício, se consolidou como o melhor canal para trazer bons resultados de relacionamento com o cliente. É uma forma de personalizar a comunicação e falar diretamente com o público. Com uma campanha bem planejada, os resultados são positivos”, explica Eduardo De Zorzi.

Hoje, a Nitronews tem mais de duas mil contas ativas, que enviam, em média, quatro e-mails por mês. “Um resultado comum a todos os clientes foi o aumento no tráfego de seus sites. Essa, sem dúvida, é uma importante ferramenta de venda e engajamento”, conta De Zorzi.

[sc name=”titulo-azul” titulo=”Dicas” ]

O e-mail marketing pode ser usado de várias formas. Para dar início às boas práticas, é fundamental colocar um formulário claro de cadastro no site da empresa com o intuito de aumentar a lista de clientes que realmente têm interesse em seu produto. Porém, assim como o cadastro, é preciso que haja uma página simples para que os clientes possam, também, se “descadastrar”. Com essa lista em mãos, é possível realizar uma série de ações. Por exemplo, quando o cliente seleciona um produto on-line no carrinho e não finaliza o processo, no dia seguinte ele pode receber um e-mail o lembrando da compra. “Esse tipo de ação costuma gerar resultados positivos quando bem trabalhados”, explica Eduardo.

[sc name=”titulo-azul” titulo=”Criatividade” ]

Pelo menos 50% do sucesso de um e-mail marketing está na criatividade do assunto. “Esse ponto é a principal porta de entrada e o ponto que determinará o interesse do cliente em abrir ou não o conteúdo. Aqui, a grande maioria dos clientes opera a ferramenta de forma autônoma, mas oferecemos a gestão e produção da campanha a fim de ajudar a desenvolver esse trabalho criativo”, explica Eduardo.

[sc name=”titulo-azul” titulo=”Custo” ]

A prática do e-mail marketing pode ser adotada por todos os setores. Na Nitronews, os clientes variam do e-commerce ao setor imobiliário, que assinam desde pacotes gratuitos até os pagos. “A conta gratuita permite 5.000 envios de e-mails mensais para
até 1.000 contatos. Os planos pagos variam de acordo com o número de envios, independentemente do número de contatos. O pacote mais popular, que permite 10 mil envios, custa R$35 por mês”, conclui o sócio da agência de marketing.

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