11 de dezembro de 2018
Mais um ano
Renata Dias por Renata Dias

Eis que chega dezembro e é hora de fazer um balanço de como foi 2018. Em boa parte do ano, os corações brasileiros ficaram apertados, entre anseios e esperanças, entre o desejo do novo e apreensões sobre o futuro. Nem a Copa do Mundo conseguiu reunir todos os corações tupiniquins e o hexa não veio desta vez. A tão almejada recuperação econômica engatinhou, mas sabemos que o pior momento de recessão ficou para trás. Não crescemos tanto quanto era esperado, mas também não pioramos a nossa situação.

E a esperança foi vista, a cada mês, em cada passo, a cada dia que o lojista abriu a sua loja. O país passou pela paralisação de caminhoneiros, que influenciou os índices econômicos e trouxe caos a várias cidades. Mas também foi durante esse período que pudemos ver, mais uma vez, a criatividade do brasileiro. Até delivery a cavalo e de bicicleta mostrou que entregar os pontos não faz parte do jeitinho brasileiro.

Em uma das eleições mais disputadas e emotivas da nossa jovem democracia, pudemos ver o melhor e o pior das pessoas à nossa volta.Entre fake news e discussões acaloradas, elegemos nossos representantes e todos querem arrumar a casa para que o próximo ano seja um efetivo recomeço. Mais uma vez, depositamos nossas esperanças num futuro melhor.

O próximo governo começa no ano que vem, mas, para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 2018 marcou o início de uma nova gestão. Em um dos momentos mais memoráveis do ano para o Sistema CNDL, um evento inédito: Construção de Líderes focou na reflexão e capacitação sobre liderança nos dias atuais. A cada reunião, a cada debate, a cada novo acordo firmado e novos projetos desenhados, a gestão começou já marcando a história do sistema e deixando sua marca.

Também foi em 2018 que vimos a consolidação do omnichannel no varejo. Ao longo de todo o ano, trouxemos cases de sucesso, que evidenciaram que o limite entre as lojas físicas e on-line está cada vez menor e mais sutil. Avanços tecnológicos e estratégicos para entender e conquistar o consumidor atual mostram a força do varejo para girar a roda da economia.

Como diz um dos nossos colunistas, 2019 chega pedindo que nós acreditemos nele. É preciso acreditar em novos tempos. Esta é a última edição do ano, mas trazemos uma novidade: a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)Jovem estreia sua participação fixa, na editoria Empreendedorismo Jovem. Na primeira contribuição, um artigo desvenda a transformação digital e oportunidades de disrupção nos negócios. Vale a pena conferir.

Nós da equipe da revista Varejo s.a. agradecemos a confiança e leitura ao longo de 2018 e desejamos que o próximo ano seja recheado de novidades inspiradoras. Boas festas e um 2019 com muita prosperidade para todos!

Esperamos que goste da leitura!

Um abraço,

Renata Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *