12 de dezembro de 2017
Lucas Pitta, novo coordenador nacional da CDL Jovem
Varejo SA por Varejo SA

Dez_Perfil_Lucas

Atuando ativamente na entidade desde 2007, o mineiro Lucas Pitta é o novo coordenador nacional da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Filho de empreendedores, Pitta começou sua vida profissional aos 16 anos, trabalhando com compra, venda e manutenção de computadores. Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Negócios Internacionais, já teve negócios no segmento de exportação de produtos orgânicos e compra e venda de veículos. Desde 2012, possui uma empresa de locação de veículos, a Target Rent a Car, responsável também pelo desenvolvimento do primeiro aplicativo de locação de veículos compartilhados de Minas Gerais, o Target Share.
Empreendedor nato e identificado com os valores associativistas, Pitta fala para a revista Varejo s.a. sobre suas expectativas sobre o novo desafio.

 

1) Ser dirigente lojista, para mim, é…

Sou um pouco suspeito para falar, mas encontrei grandes oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional na CDL Jovem de Belo Horizonte. Tenho um sentimento profundo de gratidão pelo movimento, que me tornou um defensor incondicional dos valores que carregamos na entidade. Acredito muito no propósito da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e tenho certeza de que teremos uma vida longa pela frente, pois é uma entidade que valoriza e investe na sucessão, na renovação.

 

2) Por que me tornei uma liderança?

Eu acredito que consegui me tornar uma liderança por ter valores bem definidos, bem claros e sempre os colocar em prática. Na minha opinião, um líder é aquele que compartilha dos valores de um determinado grupo e os coloca em prática por meio do trabalho que é realizado. Desde que ingressei na CDL Jovem, identifiquei-me com seus valores e, desde então, fui colocando-os em prática por meio dos projetos que a entidade desenvolve. Como parte do processo, as próprias pessoas do grupo foram me confiando cargos de liderança.

 

3) Em sua opinião, qual é o principal papel da CDL Jovem para o país?

A principal missão da CDL Jovem é formar jovens líderes, de maneira inovadora e mobilizadora, para que tenham uma atuação de destaque e empreendedora nos negócios, na sociedade e nas CDLs de todo o Brasil. Já temos, hoje, grandes exemplos de jovens que saíram da CDL Jovem e estão atuando de forma ativa dentro do Sistema CNDL, alguns estão ativos em órgãos governamentais e outros liderando grandes empresas. Tenho certeza de que o Sistema CNDL terá vida longa por várias gerações.

 

4) Em sua opinião, qual é o principal desafio do varejo?

Nós temos um enorme desafio em nosso país, que é desburocratizar as relações dos empresários com os governos e reduzir a carga tributária para que a maior parte dos recursos possa ser reinvestida nas empresas e, assim, gerar mais emprego e renda.

Mas, até que isso aconteça, não podemos desanimar e “jogar a toalha”. Temos que continuar acreditando e nos reinventando nessa busca de soluções para as diversas demandas do mercado. Mercados tradicionais irão desaparecer e novos, surgir; quem estiver ligado, antenado nessas mudanças, irá conseguir manter seu lugar. As necessidades de consumo e de relacionamento com os clientes estão mudando drasticamente.

 

5) Visão de futuro

Eu sou muito otimista em relação ao futuro. Apesar de todos os problemas políticos, econômicos e sociais que temos em nosso país, acredito na nossa capacidade de vencer as dificuldades e seguir em frente. Aos poucos, iremos desfazendo os nós que amarram o Brasil no terceiro mundo. Uma nova geração de brasileiros, que está aos poucos ingressando no mercado e na política, promete mudar esse ambiente de opressão ao desenvolvimento que vivemos hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *