1 de julho de 2017
Liderança transformadora
Varejo SA por Varejo SA

Palestra destacou características de liderança capazes de promover transformações no comércio e varejo

Natalia Lima

diretoria_FDC3

Parceira estratégica da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Fundação Dom Cabral (FDC) foi palco da última reunião da diretoria da CNDL, realizada no dia 19 de junho, na sede da fundação, em Nova Lima. Um dos destaques foi a palestra sobre liderança transformadora, ministrada pela pesquisadora da FDC, Kedma Nascimento.

Muito se ouve falar, nos dias de hoje, em estratégias para estabelecer uma liderança eficiente. A professora Kedma ajudou a esclarecer como é o líder ideal, definindo-o como uma pessoa que pensa na alma e tem impacto significativo nos outros. Para ela, a verdadeira liderança requer o uso sábio do poder e da experiência, sem que haja exploração ou ganância.

Segundo ela, o grande desafio do líder é garantir o comprometimento dos colaboradores com os projetos da empresa. “O comprometimento é a cola que gruda as pessoas à organização. Os valores das pessoas e da organização precisam ser os mesmos ou compatíveis”, afirmou.

Um dos grandes desafios à gestão de pessoas está relacionado à velocidade das mudanças e das descobertas no mundo atual, que ultrapassa nossa capacidade de nos mantermos atualizados. “A liderança começa no interior dos indivíduos, por meio de um processo de autointimação. Depois, desenvolve-se a liderança na família e na organização em que trabalhamos. Vivemos em tempos de turbulência e isso exige que os líderes utilizem o tempo todo conhecimento do negócio e tenham consciência de que um erro pode implicar toda organização”, declarou.

A pesquisadora é responsável pelo curso “Liderança Transformadora”, oferecido pela FDC e que propicia a base para que os executivos vençam o desafio de liderar equipes de alto desempenho, apresentando os novos paradigmas de liderança e como exercê-los. Em sua palestra, Kedma fez um grande resumo do conteúdo. Entre os destaques, também apontou quatro competências e habilidades estratégicas que o líder deve possuir: atenção por meio da visão; significado por meio da comunicação; confiança por meio do posicionamento; e a colocação do “eu” por meio da autoconsideração. “É da liderança o desafio de fazer a organização destravar-se, devolvendo seu ritmo, principalmente em momentos de crise”, afirmou.

Após a palestra, aconteceu uma mesa-redonda com a participação de Valdemar Barros e Gilmar Mendes, pesquisadores da FDC, os diretores da CNDL e os presidentes das Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs). Depois da reunião, a comitiva fez um tour para conhecer o campus da FDC em Nova Lima, com um amplo espaço que reflete a dimensão da escola.

Convênio
Na ocasião, também foi assinado um convênio entre CNDL e FDC com foco em soluções educacionais. Trata-se da celebração de mais uma parceria entre as duas entidades, que busca facilitar e incentivar a participação dos associados da CNDL nos programas oferecidos pela fundação.

Comprometida com a excelência na educação executiva, a FDC está entre as melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking de educação executiva de 2017 do jornal britânico Financial Times. A instituição ocupa o 12º lugar no ranking geral, que classifica as melhores escolas de negócios. Essa posição coloca-a como a melhor escola de negócios do Brasil e da América Latina pelo 12º ano consecutivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *