12 de dezembro de 2017
Ler, Ver e Ouvir
Varejo SA por Varejo SA

Por Renata Dias

Esculturas para todos os gostos
Festival no Rio de Janeiro reúne obras de 38 artistas brasileiros e estrangeiros

Dez_ParaLerVerOuvir.Escultura

Maior e mais diverso, a terceira edição do Festival de Esculturas do Rio agrada a todos os gostos. A mostra reúne artistas de diferentes gerações, estilos, materiais, estados e países. “Nestas exposições os visitantes fazem um passeio entre a diversidade, entre obras de ferro, carvão, madeira, granito, acrílico, resina, cerâmica, entre outros”, diz Paulo Branquinho, curador e organizador do Festival.

Aberto para visitação até fevereiro do próximo ano, o festival acontece simultaneamente em dois locais: no Centro Cultural Correios e no Museu Nacional de Belas Artes. O objetivo é promover uma maior integração entre museus e centros culturais da capital carioca.

Após duas edições de sucesso no Centro Cultural Justiça Federal (2015 e 2016) e na Praça Paris, com a Mostra Rio de Esculturas Monumentais (2014 e 2016), o Festival de Esculturas do Rio apresenta esculturas de 38 artistas brasileiros e estrangeiros, trazendo uma grande diversidade de obras em três dimensões, com diferentes estilos, cores e técnicas.

Citando entre os artistas os cariocas Marcelo Lago, Martha Niklaus, Caio Marcolini, Cris Cabus, Flávio Papi e Renata Richard, os mineiros Carlos Muniz e Manfredo de Souzanetto, a chilena Lorena Olivares, o dinamarquês Jesper Neergaard, o paraense Osvaldo Gaia, entre outros. Ainda no Centro Cultural Correios, na Praça dos Correios, Roberto Cardim apresenta sua escultura monumental em ferro de 5,5 metros de altura e 36 m² de base.

Outra novidade desta edição é uma mostra itinerante que pretende rodar várias cidades do país. Em Goiânia, o Festival de Esculturas Itinerantes está levando ao público obras de artistas de dentro e fora do Brasil. A exposição segue até o dia 31 de janeiro, na Vila Cultural Cora Coralina, com entrada franca.

SERVIÇO:
Festival de Esculturas do Rio
Período: Aberto até 25 de fevereiro de 2018
Visitação: De terça até sexta de 10h às 18h; sábado, domingo e feriado de 13h às 18h.
Museu Nacional de Belas Artes: Avenida Rio Branco, 199, Cinelândia
Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro
Saiba mais www.facebook.com/festivaldeesculturas/

 

 

Livro traz novo olhar sobre o cliente

Termo criado pela especialista em consumo, Fátima Merlin, Shoppercracia dá nome a nova publicação

Dez_ParaLerVerOuvir_livro

Sucesso de vendas em 2017, o livro “Shoppercracia”, de Fátima Merlin sugere um olhar ainda mais aprofundado sobre o cliente, ou melhor, o shopper – a pessoa que decide e efetua a compra. O texto convida profissionais do varejo e da indústria a refletirem se estão oferecendo o que realmente seus clientes buscam, e se, de fato, há coerência entre o que prometem e o que cumprem.

Após três anos do lançamento de seu livro “Meu cliente não voltou, e agora?”, Fátima Merlin volta às publicações com o termo “Shoppercracia” compartilhando com os leitores as ações relacionadas ao Gerenciamento por Categoria (GC), do planejamento à execução, mostrando que ele dá certo e influencia positivamente na gestão do negócio e na relação com os clientes, principalmente se tiver o shopper no centro das decisões.

O fato é que a prática do gerenciamento por categorias se disseminou com sucesso pelos Estados Unidos, Europa e outras regiões nos últimos 25 anos. No Brasil, várias iniciativas foram realizadas nas empresas, mas poucas foram as que vingaram, poucas empresas deram continuidade ao processo e passaram a colher os resultados desta prática. Por isso, o livro também mostra equívocos ocorridos na adoção do processo, mas principalmente apresenta resultados bem-sucedidos vivenciados por Fátima em sua trajetória profissional e por cerca de 20 especialistas do varejo e indústria, entre eles o criador do GC, prof. Dr. Brian Harris.

O livro é voltado aos profissionais da indústria, comércio, agências de marketing e publicidade, consultores, estudantes e a todos que se interessem pelo tema. É uma leitura imperdível, principalmente para atender aos novos desafios, às novas gerações, e para que as lojas físicas e on-line das empresas de varejo possam caminhar juntas e preparadas para o futuro.

A autora – Fátima Merlin é Master business em Marketing pela FIA, economista, empresária, sócia-fundadora da Connect Shopper, especialista no comportamento do consumidor & Shopper e gerenciamento por categoria, atua há mais de 25 anos nestas áreas. Consultora de varejo, gerenciamento por categoria e shopper marketing, é vice-presidente de marketing da Abmapro, professora das áreas de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor.

SERVIÇO:

Livro: Shoppercracia

Editora: Poligrafia Editora

Páginas: 344

Preço: R$ 44,90 (Impresso) R$ 17,90 (E-book)