11 de fevereiro de 2019
Lab Moda Sustentável: a iniciativa consciente
Andréia Bastos por Andréia Bastos

O projeto contribui para o desenvolvimento de um conceito de moda sustentável e socialmente responsável

Moda sustentável, já ouviu falar? A tendência, que vem se consolidando e ganhando cada vez mais importância no mercado brasileiro, busca conciliar questões que envolvem a preservação do meio ambiente e os aspectos sociais e econômicos do setor de moda brasileiro.

No Brasil, o Lab Moda Sustentável, uma plataforma multissetorial, foi criado com o intuito de enfrentar os principais desafios relacionados ao setor de moda no país. Questões relacionadas à garantia de condições dignas de trabalho, à igualdade de gênero e ao uso sustentável dos recursos naturais possuem relevância nesse projeto.

A iniciativa surgiu de uma aliança entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tendo como parceiro fundador o Instituto C&A, apoiada pelas Pernambucanas e executada pela Reos Partners, tendo sido responsável por mapear as lideranças que representam a diversidade de perspectivas do setor e convidá-las a participar da equipe.

A plataforma de colaboração e inovação é formada por cerca de 40 lideranças representativas da academia, indústria, varejo, associações setoriais, sindicatos, mídia, setor público e sociedade civil, que se propõem a trabalhar juntas para a transformação da realidade do mercado da moda no país.

O gerente de Desenvolvimento Institucional e Redes do Instituto C&A, Fábio Almeida, explica que a moda mobiliza diversos setores ao longo de sua cadeia e que a transformação de seus elos por meio de práticas mais justas e sustentáveis tem grande impacto para os trabalhadores – o setor emprega uma grande quantidade de pessoas, sobretudo, mulheres –, gera oportunidades de redução de desigualdades e minimiza o impacto ambiental do consumo, entre diversos outros benefícios.

“O Lab também contribui para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, com destaque ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas e ODS 15 – Vida Sobre a Terra”, complementa.

O Lab agora entra em outro patamar de colaboração, buscando ampliar o número de participantes e parceiros e a conexão com outras iniciativas, esforços e movimentos engajados na causa da moda sustentável, para alcançar um maior nível de transformação na sociedade e no mercado.

Para mais informações, consulte o site do projeto: www.labmodasustentavel.org.br.

Principais desafios identificados no mercado de moda no Brasil:

:: Educação, formação profissional, ciência e tecnologia.
:: Cultura e consumo.
:: Ciclo de vida do produto, uso intensivo de recursos e toxicidade.
:: Trabalho: condições, informalidade, migração, desigualdades sociais, raça e gênero.
:: Modelo de negócio e relação entre os elos da cadeia.
:: Políticas públicas. 

Fonte: Equipe Lab Moda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *