17ª edição
Imagem1
Imune à crise: o segredo do crescimento do mercado farmacêutico no Brasil
4 de fevereiro de 2018
fev_Integra_FeiraSebrae_Sergipe_pg54_3
FCDL e CDL disponibilizam consultas gratuitas ao SPC na Feira do Sebrae
4 de fevereiro de 2018

Lideranças reúnem-se com a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços do Espírito Santo

fev_Integra_FrenteES_pg51

O encontro, que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, reuniu presidentes, diretores e representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todo o estado, além de deputados e lideranças políticas. Na pauta, a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços do Espírito Santo, que surgiu em atendimento à demanda criada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do estado. Em outubro de 2017, foi apresentada formalmente uma solicitação de criação dessa frente, por meio do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma iniciativa nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A reunião, realizada em dezembro, foi marcada pelos agradecimentos a todos os envolvidos nessa iniciativa, que visa a ouvir e apoiar as necessidades apresentadas. “Temos grande satisfação em sermos pioneiros na formação dessa frente parlamentar e tenho orgulho em representar as CDLs do estado. Em nome de todas as lideranças do setor de comércio e serviços, quero agradecer a Assembleia pela receptividade em discutir e atender às nossas demandas”, declarou Geraldo Magela Gobbi Martins, atual presidente da FCDL-ES.

Os participantes tiveram oportunidade de registrar suas solicitações. O presidente da CDL Vitória, Adriano Ohnesorge, destacou a importância da disponibilidade de ouvir as solicitações de todos os associados. “Nós somos 15 mil empresas associadas e 95% desse grupo é formado por micro e pequenas empresas. As leis aprovadas impactam diretamente no nosso dia a dia, portanto ter esse canal de representatividade e diálogo será fundamental para alinhar e atender às reais necessidades do nosso varejo”.

A formação da frente parlamentar foi assinada por 15 deputados estaduais, sendo presidida pelo deputado Gilsinho Lopes. Seu objetivo principal é promover ações com vistas a aprimorar a legislação.

 

CDL Chapecó é a melhor de Santa Catarina

fev_Integra_Chapeco_pg52

Com 1.748 associados e 48 anos de história, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó foi considerada a melhor do estado de Santa Catarina em 2017. O reconhecimento deu-se por meio do Programa de Excelência (PEX) de CDLs, desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) e que motiva diretores e colaboradores das entidades a buscar e consolidar os padrões e metas propostos pelo PEX.

A premiação é dividida em dois grupos distintos: CDLs com até cem associados e CDLs com mais de cem associados, na qual a CDL Chapecó foi a vencedora, com 8.444,96 pontos. A avaliação foi feita pela FCDL-SC, no período de 2 de janeiro a 30 de novembro de 2017. Entre os critérios para pontuação, estavam: novos associados captados, comercialização de planos e serviços oferecidos pela entidade, utilização do sistema da FCDL-SC e participação em eventos da categoria.

A entidade receberá, como prêmio, equipamentos para utilização interna, como, por exemplo, computador, impressora, projetor e móveis, adquiridos no comércio local. O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, comemora o reconhecimento e atribui a conquista ao trabalho que é desenvolvido diariamente pelos colaboradores da entidade. “Temos a grata satisfação de contar com pessoas comprometidas. A dedicação de cada um foi o que nos tornou a maior CDL do estado”.

Essa foi a segunda vez que a CDL Chapecó consagrou-se como a melhor do território catarinense. A primeira foi em 2015; em 2016, a entidade ficou na segunda colocação, recuperando em 2017 a liderança. “Estamos imensamente felizes e orgulhosos. Este foi um ano especial, por comemorarmos os cem anos de Chapecó e por termos promovido a maior campanha de prêmios já vista no comércio local. Muitos foram os desafios, mas, graças a um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos, tanto pela diretoria quanto pelos colaboradores, estamos colhendo frutos positivos”, avalia Spohr.

 

Simulador mostra impacto de mudanças no Simples Gaúcho

fev_Integra_SimplesGaucho_pg53

Trabalho desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) foi disponibilizado ao governo do estado para mostrar os reais impactos das mudanças que estão em análise no sistema tributário do Simples Gaúcho.

A ideia surgiu de um encontro realizado no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), para definição de um acerto das entidades patronais sobre as mudanças no Simples Gaúcho. A partir do debate, o objetivo era tornar mais fácil e simples a compreensão de quanto o contribuinte paga hoje e quanto passará a pagar com a entrada em vigor das novas regras, em 2018.

“Na ferramenta, o usuário informa o faturamento e a planilha disponibiliza quanto o empresário teria de custo, hoje, e quanto terá a partir da mudança. A planilha também vai apontar a diferença, tornando mais clara e objetiva a informação”, explica o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A federação realizou a entrega formal da planilha ao subsecretário de Arrecadação, Mário Luis Wunnderlich, durante a solenidade do Prêmio Mérito Lojista, realizada no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS), no início de dezembro. A entidade, que representa o varejo gaúcho, apoiou o governo do estado na proposta de modificação do Simples Gaúcho a entrar em vigor a partir de 2018. A Secretaria Estadual da Fazenda buscou – a partir da nova sistemática de cálculo do imposto, definida pela Receita Federal – eliminar qualquer alta da incidência de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A ferramenta está disponível em www.fcdl-rs.com.br.

 

shares