5ª edição
5-integra-honorio-capa
Um novo Sistema CNDL
4 de janeiro de 2017
Varejo s.a. indica
4 de janeiro de 2017

GS1 Brasil lança “Índice de Atividade Industrial”

Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil lança estudo desenvolvido em parceria com a 4E Consultoria

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil inova ao criar o “Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial”, para medir a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil a partir dos pedidos de códigos barras pelas empresas. Desenvolvido em parceria com a 4E Consultoria, o índice será divulgado em todo o primeiro dia útil de cada mês e será o primeiro indicador antecedente da produção industrial.

A intenção de lançamento de novos produtos pela indústria brasileira, medida pelo Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, apresentou recuo de 3,1% em novembro, quando comparado com o mês de outubro, para o dado livre de efeitos sazonais. Na comparação com novembro de 2015, o indicador recuou de 20,7%. Faltando um mês para o fechamento do ano, o resultado agregado do Índice aponta queda de -7,3% frente os 11 primeiros meses de 2015.

Na divulgação desse mês, substituímos a base do número índice de “dezembro/2001 = 100” para “média 2012 = 100” a fim de facilitar a comparação com os dados da Pesquisa Industrial Mensal-Produção Física (PIM-PF) do IBGE, que são divulgados nessa base.

Em linha com os principais índices de confiança da indústria disponíveis no mercado, o Índice GS1 Brasil ensaiou uma recuperação no segundo trimestre de 2016, o que não se sustentou nos meses seguintes. Com o ambiente político ainda muito conturbado, a indústria nacional parece relutante em investir na renovação de portfólio. Esse comportamento impacta o ritmo de pedidos de códigos junto à GS1 Brasil e indica a possibilidade de um novo arrefecimento da atividade industrial.

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial é calculado mensalmente pela organização em parceria com a 4E Consultoria, e é um indicador antecedente de indústria baseado no fluxo de pedidos de códigos de barras por empresas

shares