3 de novembro de 2018
FCDL-PE promove workshop sobre inovação para gestores
Varejo SA por Varejo SA

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) realizou o I Workshop de Formação de Gestores de CDLs de Pernambuco. Marketing, planejamento estratégico e inovação foram os temas que guiaram os dois dias de atividades. O presidente da entidade, Eduardo Catão, abriu o evento, ressaltando a importância da tecnologia e de acompanhar as mudanças do mercado, principal preocupação da sua gestão.

O primeiro a se apresentar foi o gerente de Relacionamento e Novos Negócios da FCDL-PE, Rhuan Torres. Formado em Jornalismo e especialista em Marketing e Publicidade, expôs a necessidade de pensar nas estratégias de comunicação para as entidades. Como entender as necessidades dos clientes e como enxergar oportunidades de negócios pelo marketing foram alguns dos pontos abordados pelo comunicador.

Após o painel, também foram apresentadas algumas das parcerias firmadas pela federação, com o intuito de proporcionar às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) a oferta de novos produtos aos seus associados. No período da tarde, foi a vez do presidente da Incubatic, Henderson Ramon, ministrar painel sobre planejamento estratégico com uso de ferramentas de gestão. Ramon apresentou aos gestores soluções para melhorar o desempenho dos serviços oferecidos pelas CDLs e realizou uma dinâmica em grupo, em que os gestores puderam analisar, por meio de um Canvas, as propostas de valor, o relacionamento com os clientes, os recursos, os gastos e os benefícios das CDLs.

No segundo dia, inovação foi a palavra-chave. Ministrado por Guilherme Alves, professor da Universidade de Pernambuco e especialista em Gestão de Negócios, o painel “Inovação nos negócios – ferramentas e insights” teve como objetivo estimular os executivos das entidades a pensar “fora da caixa”. Com atividades lúdicas e em grupo, ele mostrou aos participantes da oficina meios de pensar em novas oportunidades de negócios.

Em um dos exercícios, o palestrante incentivou os executivos a criar empresas com ideias diferenciadas das que já existem no mercado. Em outro, foram levados a criar produtos para as CDLs mediante um brainstorm de palavras. Todas essas práticas foram direcionadas a pensar como poderão ser usadas para incrementar as oportunidades de negócios das entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *