3 de novembro de 2018
ESocial: a importância de acompanhar as mudanças e se adaptar ao programa
Varejo SA por Varejo SA

O eSocial transformará a rotina das empresas. O projeto, implementado de forma escalonada, está a todo vapor. Prova disso é que houve prorrogações no calendário, publicado no Portal do eSocial no dia 5 de outubro, e as empresas terão um fôlego extra para se adaptar.

Em setembro último, o Comitê Gestor do eSocial disponibilizou o eSocial Bx, um baixador de arquivos que tem por objetivo auxiliar na gestão de eventos transmitidos ao ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Com ele, os empregadores poderão recuperar os eventos e recibos transmitidos.

Além disso, desde agosto, já está vigorando a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) para quem, em 2016, faturou mais que R$ 78 milhões ou aderiu facultativamente ao eSocial. A declaração substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Gfip). Por sua vez, os dados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serão recolhidos por meio da Guia de Recolhimento do FGTS (GRF).

Não é porque o governo deu uma folga às datas do cronograma que os empresários devem ficar acomodados, muito pelo contrário! Lembre-se de que são muitas as alterações e novidades do eSocial. A principal delas é que ele, por si só, veio para ficar e fazer um verdadeiro reboliço no cenário dos recursos humanos e da contabilidade das empresas, governos e terceiro setor. Tanto é que profissionais de contabilidade, departamento pessoal e tecnologia da informação já vêm experimentando as consequências da inovação que a plataforma Sped fomenta em suas rotinas laborais. Quem não estiver adaptado terá muitos problemas!

Como a logística das informações dos empregados de uma empresa éuma atividade bem intrincada, é comum que muitas pessoas se sintam inseguras.Portanto, para que não haja pontos de interrogação na cabeça das pessoas no quecompete ao funcionamento do eSocial, é fundamental ler, se informar e,principalmente, se capacitar sobre o assunto, para conseguir extrair o melhorque a plataforma tem para nos oferecer.  

* Francisneide Tancredi édiretora da JGA Treinamentos (www.jgatreinamentos.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *