24ª edição

set_perfil_Nelson3

Nascido na cidade de Bastos, em São Paulo, Nelson Soares Júnior é tecnólogo civil com especialidade em Movimento de Terra, apesar de nunca ter exercido essa profissão. Antes de concluir o curso, passou cinco anos na Shell Brasil, mas logo em seguida começou a trilhar seus caminhos na iniciativa privada, especialmente na área de combustíveis.

Além de trabalhar como diretor executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (SindiPetróleo), atua no Sistema CNDL há 13 anos. Atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), também integra o Conselho Superior da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e conta, a seguir, mais um pouco da sua trajetória.

Qual é seu negócio?

Além de outras atividades que exerço, estou trabalhando nas áreas de restaurantes e estacionamentos. Nós temos uma atuação pequena, porém muito bem referenciada pelo reconhecimento da nossa clientela, que faz com que tenhamos um bom desempenho nos dois segmentos.

Quais são os principais desafios da sua área?

As dificuldades que enfrentamos na minha área não são diferentes de qualquer outro empreendedor do Brasil. A luta é diária para a sobrevivência do negócio. Estamos sempre lutando contra os altos impostos exigidos pelo poder público e priorizando aquilo que é possível fazer em relação à melhoria no atendimento e na conquista de novos clientes.

Como começou sua história no Sistema CNDL?

Minha entrada no sistema aconteceu por meio do saudoso José Alberto (in memoriam), presidente da CDL Cuiabá na época, que depois também foi presidente da FCDL-MT. Trabalhei com ele e, nas gestões posteriores, por um período de seis anos, como superintendente da CDL Cuiabá, de 2005 a 2011. Passado esse período, em 2015, fui convidado pela diretoria, da qual já fazia parte como membro do Conselho, para assumir o mandato em 2016 como presidente da entidade.

Por que se tornou uma liderança?

Eu penso que nós não nos tornamos uma liderança. As pessoas que fazem de você um líder, pelo seu exemplo, pela sua dedicação e pelo seu caráter.

Ser dirigente lojista para mim é…

É dedicação pelo bem coletivo acima dos seus interesses individuais. Esse é o grande combustível que nos move todos os dias. Eu tenho prazer de acordar cedo, ir para a CDL e continuar lutando pela nossa categoria, pelos nossos empresários, diante de tantas dificuldades que o nosso país apresenta.

shares