7 de fevereiro de 2017
Entregas na velocidade de um clique
Varejo SA por Varejo SA

As facilidades tecnológicas e a agilidade dos motoqueiros aceleram a entrega de seus produtos.

As exigências dos consumidores são cada vez maiores: querem o produto entregue o mais rápido possível. Foi inspirado nessa necessidade de rapidez que os sócios da Motoboy.com aliaram o uso da tecnologia a um serviço de entrega que é líder em logística em todo o Brasil: o motofrete.

Estima-se que, apenas em São Paulo, mais de 200 mil entregadores atuam na área. O Brasil tem, segundo o Sindimoto-SP, o maior número de profissionais de motofrete, com mais de 900 mil pessoas encarregadas de entregas rápidas.

Foi com esses números que os jovens sócios da Motoboy.com criaram, em 2013, o serviço de cotação e agendamento online de entregas rápidas. “O negócio nasceu pela constatação dos sócios do potencial que a tecnologia tinha para otimizar os processos de entregas, tanto para quem solicita como para quem oferece o serviço”, diz Rafael Perboni, co-fundador do serviço e responsável pelo marketing do negócio. O grupo de quatro sócios é diverso: são profissionais de tecnologia, logística, administração, psicologia e design. O atual CEO, Gustavo Barbosa, é especializado em Logística.

Hoje, mais de 500 empresas de entrega são associadas à plataforma Motoboy.com, algumas em fase de testes e outras são usuárias frequentes do sistema. “Disponibilizamos tanto soluções para profissionais autônomos como para empresas de entregas”, explica Rafael.

O modelo de negócio é semelhante ao do conhecido sistema de transporte Uber. “Ficamos com um percentual de cada serviço executado através da nossa plataforma. Oferecemos também um sistema de gestão operacional e atendimento on-line para empresas de entregas que busca trazer ganhos de produtividade, cortes de custos através da tecnologia e uma melhor experiência de uso para os clientes solicitantes”, detalha.

A Motoboy.com está presente atualmente em 14 capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Curitiba, Brasília, Vitória, Porto Alegre, por exemplo – e em mais de 30 outras cidades em regiões metropolitanas, até em Lisboa, capital portuguesa. “Nosso plano é fortalecer a presença nestas cidades onde já atuamos e expandir para as maiores cidades de cada região até o final do ano. “Feira de Santana, na Bahia, por exemplo, já conta com o serviço.

Para os prestadores de serviço, a empresa oferece a oportunidade de ganhar autonomia e faturar a totalidade das corridas com menor custo. Segundo Rafael, o benefício é para todos: “Os motoboys podem ganhar mais e até cobrar menos de seus clientes”, diz.

Muitas vezes, o serviço da motoboy.com é direcionado para assessorar empresas de entregas em cidades menores. “Quase todas as empresas de entregas estão adotando sistemas digitais para diferenciar seu serviço”, diz Rafael.

Com o uso da tecnologia, os clientes também monitoram todo o trajeto do motoboy, garantindo maior segurança. O aplicativo está disponível no Google Play e na App Store.

Para conhecer esta solução, acesse o site feito pela CDL Jovem: http://www.inovavarejo.org.br

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2017/01/caixa9.png” ]