11 de novembro de 2017
Entender para conquistar
Varejo SA por Varejo SA

Conheça o TagCity, ferramenta que auxilia na aproximação e fidelização de clientes

Por Marina Galerani

 

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Quando o assunto é fazer a publicidade do seu negócio, um grande desafio é saber o meio de divulgação mais efetivo. Já é quase senso comum que estar presente nas mídias on-line é indispensável, mas é complicado calcular o lucro exato que esse investimento traz. É difícil saber, por exemplo, quantos dos seus seguidores convertem-se em clientes reais.

Foi pensando em soluções para esse e outros obstáculos na comunicação com o cliente que a TagCity, empresa brasileira acelerada pelo Vale do Silício e parceira da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, criou uma plataforma de marketing de proximidade que promete transformar o relacionamento com o consumidor. Por meio da tecnologia Beacon, um pequeno dispositivo capaz de captar via Bluetooth a localização de uma pessoa, o empresário recebe três informações essenciais: quem, onde e quando. Assim, consegue identificar se a pessoa que está no seu estabelecimento é um cliente novo, ativo ou que está retornando, além de ter acesso a dados sobre os interesses do indivíduo. Dessa forma, as estratégias de relacionamento e comunicação podem ser personalizadas para cada cliente, o que as torna muito mais efetivas. É possível, por exemplo, enviar promoções e informações individualizadas para quem possui o aplicativo TagCity no celular.

O segredo está em divulgar os serviços e produtos para quem realmente é cliente em potencial. “É possível direcionar as campanhas para impactar pessoas que de fato têm interesse no que é oferecido. É vender água para quem tem sede e comida para quem tem fome”, ilustra Alberto Drappier, um dos representantes da empresa. A plataforma é capaz de identificar, por exemplo, as buscas on-line que o consumidor em potencial tem feito. “As pessoas pesquisam tudo na internet antes de sair para comprar. No entanto, o empresário não consegue identificá-las e convertê-las em clientes reais. O aplicativo entrega para o varejista a transformação do cliente ‘virtual’ em real, dando a ele o domínio sobre o contato direto com o cliente e a possibilidade de fidelização”, explica Drappier.

Outras funcionalidades do aplicativo

O TagCity oferece todo o conteúdo do Google dentro do app. O diferencial é que os resultados da busca realizada aparecem por ordem de relevância para o usuário. “Quando você procurar por uma borracharia, por exemplo, o aplicativo mostrará a que está mais próxima. Se você fosse fazer essa mesma busca no Google, os primeiros resultados seriam as borracharias que pagaram para aparecer lá”, diz Drappier.

Além disso, esse é o primeiro aplicativo do mundo que localiza estabelecimentos que usam e aceitam a moeda virtual Bitcoin. Caso o usuário descubra um local que não está listado, pode sinalizar no app.

 

Você conhece o marketing de proximidade?

É uma estratégia recente de comunicação baseada no envio de mensagens para dispositivos móveis de clientes em potencial. Usado por estabelecimentos comerciais, torna possível divulgar informações, como promoções e novos produtos. Gigantes como Apple, Coca-Cola e Disney investem nessa tecnologia.

 

Bluetooth 4.0

O Beacon, ferramenta utilizada pelo TagCity, trabalha com uma tecnologia chamada Bluetooth Low Energy (BLE), que tem como diferencial o baixo consumo de energia do dispositivo. Além disso, não precisa de autorização de pareamento!

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