1 de setembro de 2016
Empresários investem em cursos de capacitação para aperfeiçoar seus negócios
Varejo SA por Varejo SA

Ricardo Tavares tentou duas vezes a engenharia. Primeiro, cursou a Mecânica. Depois, tentou a de Produção. Em nenhum dos dois cursos foi até o fim. Percebeu que não era isso que queria para a vida. Então, com o DNA lojista correndo pelas veias, se juntou à sua esposa Walfânia e, literalmente, colocou a mão na massa. Pegou os principais pontos da experiência que ganhou após trabalhar no ramo da confecção e abriu uma confeitaria em Fortaleza que se tornou uma das mais disputadas da cidade, a Cacau 2 You. Apesar do sucesso, sentiu a necessidade de entender mais sobre gestão.

“Descobri o curso de Gestão Comercial da Faculdade CDL Fortaleza e decidi me aprofundar nos estudos. Aprendi a mexer com gestão e com ferramentas de administração. Foi um giro de 360 graus. Agora sei analisar o meu negócio”, destaca
Tavares. Com o resultado alcançado por Ricardo, Walfânia se animou e virou aluna também.

“Começamos a confeitaria em casa e depois fomos para uma loja física, onde contamos com o apoio de quatro profissionais. Por mês, fazemos, em média, 28 bolos para casamentos e eventos. Tenho certeza que o curso tem trazido bons ensinamentos para o nosso dia a dia”, comemora Wal.

[blockquote author=”” link=”” target=”_blank”]Aprendi a mexer com gestão e com ferramentas de administração. Agora sei analisar o meu negócio.[/blockquote]

Até pouco tempo, uma Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojistas parecia improvável. Mas, entendendo que o desenvolvimento só vem com educação, Honório Pinheiro, presidente da CNDL, teve a ideia, quando estava à frente da CDL Fortaleza, de unir uma academia à prática do comércio.

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/08/1-camara-mapa.png” alt=”Ministro da Fazenda” ]

A inspiração para criar o projeto veio do ídolo e empresário Édson Queiroz, que, antes de falecer em um acidente aéreo, em 1982, controlava 24 empresas e 10.312 trabalhadores, entre eles 470 professores e 485 funcionários da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Esta foi onde Honório se formou e prometeu cumprir três objetivos: tirar notas acima de oito; devolver à sociedade o que aprendeu; e agir sempre com ética. “A Faculdade foi uma das formas que encontrei para repassar
meus ensinamentos e me aprimorar como cidadão”, afirma o Honório.

A instituição oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial Logística e Marketing. “A Faculdade CDL, sem fins lucrativos, tem como principal objetivo a formação de recursos humanos com alto grau de qualificação técnica para o exercício de funções de liderança nos segmentos de comércio e serviços”, detalha Fernando Xavier, diretor da Faculdade.

Inaugurada em julho de 2008, tem hoje, aproximadamente, 1450 alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e técnico.

Parece muito? É só o começo.

[sc name=”titulo-secao-app” cor=”#48A63E” titulo=”Orientação”]

No mesmo sentido, a capital catarinense conta hoje com um avançado Centro de Capacitação da CDL local. Inaugurado no ano de 2000, em parceria com o Sebrae, oferece cursos de capacitação, palestras instrutivas e de orientação em diversas áreas do conhecimento e cursos in company sobre a necessidade atual de otimização do tempo. “Tanto a faculdade CDL em Fortaleza como o Centro de Capacitação da nossa CDL servem como força motriz para que possamos melhorar nossas empresas e a sociedade como um todo”, reforça Marco dos Santos, presidente da CDL Florianópolis.
Muitos lojistas incrementam seu negócio oferecendo cursos aos funcionários. A recepcionista Tatiana Trajano, de 23 anos, aproveitou a oportunidade oferecida pela loja onde trabalha, do setor de estética, para realizar o curso “abordagens e fechamentos por telefone”. “Adorei a chance pelo simples motivo de adquirir conhecimento, algo que busco sempre”, comenta. “Aprendi a me relacionar melhor com o cliente, o que trouxe ganhos para a loja. Pretendo continuar estudando”, completa Tatiana.

Com mais de 100 professores e colaboradores, o Centro oferece cursos como atendimento e vendas; desenvolvimento de liderança; gerenciamento de equipes; cobrança; administração de pequenos negócios; inteligência emocional e estratégias de negociação.

“Dizer que teremos em breve uma Faculdade como em Fortaleza seria arriscado. Mas conversamos sobre essa possibilidade. É o norte que nos orienta”, conclui Marco dos Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *