23 de setembro de 2018
Empresários debatem inovação e tecnologia para o varejo em Florianópolis
Varejo SA por Varejo SA

Com o propósito de despertar o sentimento de inovação no micro e pequeno empreendedor, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis promoveu, no dia 21 de agosto, o evento Inova+Ação, que apresentou a importância de transformar as ideias em resultados para os negócios. O encontro durou dez horas, com palestras simultâneas, e reuniu cerca de 1,8 mil pessoas. Neste ano, foi realizado com a congregação de diversas entidades de classe, que trouxeram conteúdo, assim como acreditaram na importância do evento para a cidade.

De acordo com o presidente da CDL Florianópolis, Lidomar Bison, o objetivo era despertar o empresariado para a inovação e unir entidades para que tenham essa convergência, a fim de proporcionar o desenvolvimento econômico saudável do município, gerando riqueza e suporte ao desenvolvimento social e à preservação ambiental.

No palco principal, para destacar as mudanças dos últimos anos e mostrar a importância de inovar, o superintendente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Magno Lima, apresentou o tema “Varejo 4.0 – a era exponencial”, que representa a integração da loja física com o mundo digital. Segundo ele, o uso das tecnologias mudou a forma de se relacionar com as pessoas, com a explosão de aplicativos e redes sociais. “A partir de agora, tudo que tem influência é impactado e isso acontece por conta da integração das tecnologias”, ponderou. Para o superintendente, o pulo do gato está em o empresário enxergar essa nova era e entender como integrar as plataformas para atender às necessidades dos consumidores, que cada vez mais querem ter seus desejos atendidos.

Dando continuidade aos cases de inovação, a gerente de Marketing do UberEATS, Thais Azevedo, apresentou como a ideia da plataforma foi desdobrada para conectar as pessoas com os melhores restaurantes, entregando comida de forma ágil, sem perder a qualidade. De acordo com ela, não existe no mundo um aplicativo com a capilaridade de entrega e de parceiros maior que a Uber, além de entregar os serviços prestados com eficiência e organização na logística.

O terceiro a subir ao palco principal foi o CEO da Marisol, Giuliano Donini, que abordou a discussão de gênero. “As marcas e as pessoas precisam aprender a lidar e respeitar a diversidade econômica e não julgar pela aparência, assim como é necessário aprender a conviver com a diversidade social”, explicou.

Para fechar o evento, o CEO da IXL Center e líder global de inovação, Hitendra Patel, palestrou por uma hora trazendo reflexões sobre as mudanças de inovações dos últimos 15 anos e fez o público pensar “fora da caixa” para inovar nos negócios.

Segundo os ensinamentos de Patel, o big data (grande conjunto de dados armazenados) acelerou muitos setores. A internet cria soluções e é no meio digital que acontecem as principais mudanças na cadeia de valores. No varejo, não é diferente; é importante estar no on-line e no off-line para possibilitar o desempenho e desenvolvimento para o sucesso da empresa. “É preciso abraçar as mudanças e isso você pode decidir: se quer ser a mudança ou se quer ser mudado”, disse.

Para finalizar, Patel reforçou que buscar orientação, seja de parceiros, seja de clientes, é a melhor escolha, pois ajuda gera ajuda e propicia ambiente e tempo nas empresas para inovar. Para refletir, o líder global deixou um exercício diário: “O que mais eu posso fazer para o meu negócio prosperar?”. Respondendo a isso, se algo mudar, e vai mudar, será mais fácil quando chegar.

Promovido pela CDL Florianópolis, o evento contou com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), apoio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), patrocínio da Engie, da Khronos e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e conteúdo das entidades parceiras, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *