23 de setembro de 2018
Ecossistema de negócios em foco
Renata Dias por Renata Dias

Reunindo importantes líderes do varejo nacional e latino-americano em discussões sobre como superar as barreiras do presente e do futuro, o Latam Retail Show foi realizado no fim de agosto, em São Paulo. Promovido pelo Grupo Gouvêa de Souza (GS&MD), o evento contou com o apoio institucional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“As transformações do ecossistema de negócios com resultados” foi o tema geral do encontro, que abordou os caminhos para um bom funcionamento em todos os elos da cadeia produtiva, atendendo às demandas de um consumidor que possui cada vez mais acesso à informação e exige produtos e serviços cada vez mais atrativos. “Estamos em busca de relações sustentáveis, não no sentido restrito da expressão ‘sustentabilidade’, mas num sentido maior, de estabelecer relações longevas e promover um maior equilíbrio de poderes em todos os elos da cadeia produtiva: indústria, varejistas, fornecedores, colaboradores, investidores e consumidores. O foco é a relação entre as pessoas, de forma harmônica”, explica o CEO da GS&MD, Marcelo Toledo.

Sobre os desafios enfrentados atualmente pelo setor varejista, Toledo divide o momento em duas esferas: consumidor e produtividade. “O mais importante é que o homem continua a ser a figura central, não importa se está comendo em um foodtruck da esquina, pesquisando material de construção no aplicativo ou comprando um artigo em uma loja física. É um único consumidor, não importa quais canais ele está utilizando”, defende.

Para o especialista, existe ainda no Brasil uma lacuna entre tendências e prática, mas, para promover a transformação no varejo, é preciso primeiramente entender a transformação do consumidor, para depois pensar em plataformas que sejam do seu interesse. Outro aspecto destacado é a produtividade. “É preciso pensar e monetizar cada centavo do investimento para ser competitivo hoje. Aqueles que conseguiram passar com mais tranquilidade por momentos de crise são os que fizeram render cada centavo do que investiram”, avalia.

Latam Retail Show

Durante três dias, os participantes dividiram-se para acompanhar mais de 200 palestras e visitar uma exposição com mais de 250 marcas presentes. Um dos principais objetivos de um evento desse porte é a troca de experiências, difusão de conhecimento, além de promover rodadas de negócios e entrega de prêmios. “Buscamos trazer inspiração, com cases e exemplos de melhores práticas, aliados a uma plataforma de conhecimento com conteúdo de excelência”, explica Toledo.

São quatro pilares que norteiam as atividades: conteúdo, relacionamento, experiência e reputação. “É curioso, porque vemos empresários, que têm uma concorrência acirrada no dia a dia, pararem ali na hora do cafezinho e falarem sobre um aprendizado, trocando ideias sobre a palestra que viram. Não estamos somente discutindo o business core de cada um, mas também abordando perspectivas gerais que impactam o setor como um todo”, pontua.

O CEO da GS&MD destaca ainda a importância da parceria com a CNDL pela sua enorme capilaridade em todo o país. Lista 73 entidades representativas do setor como apoiadoras do evento. Os organizadores vão buscar inspiração de formato e temas em encontros internacionais, como a NRF, que acontece todos os anos em Nova Iorque. “A participação das entidades do setor é importantíssima nos debates sobre o que ainda precisamos desenvolver para o setor, em todas as esferas. Entendemos que o Brasil tem que estar presente na dinâmica dos eventos internacionais, pois somos o segmento que mais gera empregos no país”, declara.

Entre os destaques da programação, estiveram presentes lideranças de empresas como Magazine Luiza, Natura, Carrefour, Livraria Cultura, C&A, Grupo Pão de Açúcar e Pernambucanas. Entre os destaques internacionais, estavam o cofundador do aplicativo Waze, Uri Levine, e Sophia The Robot, um humanoide desenvolvido pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong. No ano passado, ela foi o primeiro robô a receber a cidadania de um país, a Arábia Saudita.

Confira mais detalhes e a cobertura completa do Latam Retail Show no site www.latamretailshow.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *