16ª edição

Dentro das preparações para mais um ano, inclua uma ação digital certeira

Por Cinara Lima

O e-commerce deixou de ser uma tendência e se tornou um hábito de venda e consumo dos internautas em todo o mundo. De olho nessa área, que tem ganhado mais espaço a cada dia, muitos empresários têm atuado no ambiente virtual com ótimos resultados. No entanto, para obter um diferencial nesse mercado, é preciso mais que um bom site de apresentação dos produtos, pontualidade na entrega e preços competitivos.

O crescimento das vendas no ambiente digital tem impulsionado a busca por melhores estratégias na conquista dos clientes. Antes de mais nada, é importante conhecer quem é o consumidor, seu comportamento e perfil. Como em qualquer negócio, conhecer bem o público-alvo é fundamental.

Para obter resultados concretos no ambiente digital em 2018, este é o momento de planejar as ações de vendas e o marketing digital acaba tornando-se uma peça importante no momento de definir as ações. Preparamos algumas dicas importantes para você se destacar nesse mercado.

– Ponto de partida

Definir o objetivo é o primeiro passo para dar início a um planejamento. As metas estipuladas devem ser, ao mesmo tempo, realistas, claras e ambiciosas. Avaliar o cenário do mercado em que está inserido também é de suma importância. Fazer um bom benchmarking para conhecer as forças e fraquezas da concorrência integra o rol de ações fundamentais para definir sua forma de atuação.

– Quem é meu cliente?

Acima de tudo, é essencial conhecer o comportamento e preferências do cliente na web. Que tipos de pessoa compram por esse meio e quais seus hábitos de consumo? Um bom caminho para descobrir e definir o targed é procurar saber onde seu público-alvo passa a maior parte do seu tempo on-line.

– Ação

Com essa pesquisa desenvolvida, é hora de estipular um plano de ação. Esse conhecimento é fundamental na escolha dos canais que irão impulsionar a campanha. As opções são muitas: blog corporativo, e-mail, hotsite, redes sociais e blogs de influenciadores. Participar de fóruns e grupos em redes sociais possibilita uma maior interação com seu público de interesse, gerando uma aproximação das pessoas com sua marca. Elas podem se tornar futuras clientes.

– Relevância do conteúdo

O conteúdo é a mola mestra para uma ação de vendas com excelentes resultados. É o conteúdo que chamará a atenção do público, auxiliando no encontro das soluções e produtos mais adequados. A informação deve estar adequada também a cada canal utilizado.

Ao produzir um bom conjunto de informações relacionadas ao segmento de atuação, há grandes chances de a sua empresa ser encontrada pelo próprio cliente. Criar conteúdo em blogs ligados aos produtos e serviços oferecidos também é uma ótima estratégia de conquista do cliente.

– Mão na massa

O plano de ação deve considerar também um cronograma bem estruturado, além de um monitoramento que defina quais serão as métricas utilizadas para o acompanhamento do desempenho das vendas. Depois disso, é partir para a execução. Faça uma pesquisa de mercado, do seu cliente, crie seu planejamento e boas vendas!

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