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Como diminuir o abandono do carrinho de compras pelo cliente no e-commerce?

Saiba como os lojistas podem melhorar a experiência on-line dos consumidores e alavancar as vendas no e-commerce

Por Renan Miret

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O sonho de todo empresário que possui uma loja on-line é ver o carrinho de compras do cliente cheio e a venda finalizada. Na realidade, porém, muitos consumidores acabam abandonando ou postergando a compra. Surgem, então, duas perguntas na mente dos lojistas. A primeira é: por que acontece o abandono do carrinho de compras on-line?

Segundo dados de um levantamento do Ibope e-commerce, os principais motivos apontados pelos internautas são o alto valor do frete, o fato de não estarem prontos para finalizar a compra e o alto preço após simulação para comparação de preços.

Vamos à segunda pergunta: o que fazer diante desse cenário de abandono de carrinho? “Com o avanço da tecnologia, tudo indica que o e-commerce continuará crescendo. Entregar uma experiência de qualidade para seus usuários e buscar sempre conhecimento é o que fará o abandono de carrinho diminuir cada vez mais em seu negócio”, afirma Fábio Barbosa, diretor da Stone, adquirente de cartões de crédito e débito especializada em mobile.

Barbosa indica algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a experiência dos consumidores e, consequentemente, alavancar as vendas no e-commerce. Confira!

 

1 – Facilite o frete dos seus clientes

Alguns dos principais vilões do e-commerce atualmente são os custos logísticos. Com o alto preço pago pelo envio, os clientes chegam a escolher os produtos e desistem após inserir o CEP para finalizar a compra. Para evitar que isso aconteça, Barbosa aconselha oferecer opções, de frete de acordo com a necessidade do cliente.

Fretes com prazos e valores diferentes permitem ao cliente comparar os preços e a sensação de ganho é sentida. Além disso, oferecer um endereço físico para a retirada do produto dentro de um prazo estipulado pode ser a alternativa que seu cliente busca para fugir dos custos do frete. Outra saída é oferecer promoções que isentem o frete, caso seja efetuada uma compra acima de um valor especificado.

 

2 – Facilite a compra em sua plataforma

Alguns sites oferecem a opção “one-click buy”, por meio da qual o cliente pode salvar as informações do cartão, endereço de entrega, entre outras, para que em compras futuras consiga realizá-las com apenas um clique. A função pode aumentar as vendas e, também, ajudar o consumidor que não encontra seu cartão no momento em que está fazendo a compra no site e depois acaba se esquecendo de finalizá-la.

Caso o comprador ainda não esteja cadastrado em seu site, facilite a inscrição: ofereça a opção para o cliente preencher os dados a partir das informações de redes sociais, como o Facebook. Dessa forma, ele economiza tempo e diminuem as chances de desistência.

 

3 – Envie e-mail marketing relevante

Com o e-mail do cliente em mãos, preenchido no cadastro de seu site, envie informações personalizadas sobre os produtos que ele visualizou recentemente, em especial os que colocou no carrinho, mas cuja compra não finalizou. Também é possível enviar informações sobre queda de preços ou facilidades de pagamento, ações que possibilitam o resgate de clientes que desistiram de compras nas últimas etapas do processo.

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